Campus Guanambi promove seminário e feira agroecológica; último dia para submissão de resumos
Atualizado em 15 de maio de 2023 às 17h31 | Publicado em 15 de maio de 2023 às 11h25

Na próxima sexta-feira (19), será realizada a sétima edição do Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica (VII Seapo), evento organizado pelo Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. Os interessados em submeter resumos têm até hoje, 15, para enviar seus trabalhos.

Este ano, depois de três edições em formato on-line, o encontro para debater a produção sustentável de alimentos volta a ser presencial, mas também terá as palestras transmitidas pela internet, no canal do IF Baiano no Youtube.

O seminário pretende fomentar o debate sobre os desafios e oportunidades desenvolvimentistas e a troca de experiências entre produtores rurais, estudantes, pesquisadores, técnicos e demais interessados no tema da agroecologia e da produção orgânica. Para isso, serão realizadas palestras, oficinas, apresentações de trabalhos científicos e uma feira agroecológica.

A abertura será às 8h do dia 19 de maio, no auditório do Campus Guanambi. A primeira palestra irá abordar o cenário da agricultura orgânica na Bahia, ministrada por Thiago Guedes Viana, Assessor do Governo da Bahia. Na sequência,  a apresentação será dos palestrantes Bekono Martin Cyrille, Diretor de Pesquisa e Cooperação da Escola Prática de Agricultura de Binguela (EPAB), em Camarões, além de Emmaran Joël – Chefe do Departamento de Campo da mesma instituição, parceira internacional do IF Baiano. Eles irão abordar as experiências na agricultura do país africano.

Por fim, o engenheiro agrônomo Vagner Rodrigues Filho, consultor em bananicultura e controle biológico da Cultive Consultoria, irá ministrar a palestra “Controle biológico para grandes áreas Agroecológicas”.

Durante a tarde, as oficinas irão abordar temas como produção de biofertilizantes, produção de adubo orgânico de arroz, preparo de extratos vegetais, controle biológico, manejo de solo, entre outros. Na manhã de sábado, dia 20, será realizada mais uma edição da Feira Agroecológica na Praça Gercino Coelho, no Centro de Guanambi.

As inscrições para o evento podem ser realizadas até o dia 17 de maio, por meio do site oficial do seminário. Interessados que não puderem comparecer presencialmente ao evento poderão acompanhar na transmissão abaixo.

Na avaliação da professora Felizarda Bebé, idealizadora e coordenadora do VII Seapo, com a realização, “o IF Baiano reforça o seu compromisso com a promoção da agricultura sustentável e a valorização dos pequenos produtores rurais. O evento representa uma oportunidade única para que os participantes possam se atualizar sobre as últimas tendências e tecnologias na área da agroecologia e da produção orgânica”.

Veja a programação completa

Fonte: Ascom Campus Guanambi – Tiago Marques