Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano promove a Estrada do Chocolate na feira Origem Week
Atualizado em 4 de abril de 2023 às 11h40 | Publicado em 3 de abril de 2023 às 11h35
Compartilhe nas redes sociais:

O IF Baiano-Campus Uruçuca participou da 2ª edição do “Origem Week – Feira de Origem e Negócios”, realizada no último fim de semana no Centro de Convenções de Salvador.

A participação se deu em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), que convidou a Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV Seção Bahia) para uma ação de capacitação e promoção da Estrada do Chocolate, a primeira estrada temática da Bahia.

A Estrada do Chocolate é um trecho da rodovia Ilhéus-Uruçuca com relevância histórica, cultural e gastronômica, onde é possível visitar fazendas de cacau, fábricas de chocolate, indústrias e instituições de ensino e pesquisa e conhecer a história dos ciclos do cacau e o processo de produção do chocolate.

O PAPEL DO IF BAIANO

A definição deste roteiro temático contou com a participação dos cursos de turismo do IF Baiano-Campus Uruçuca, que integra o mapa da rota. Em 2019, os cursos de Tecnologia em Gestão em Turismo e de Técnico de Guia de Turismo realizaram o primeiro mapeamento da Estrada do Chocolate. Recentemente, a Estrada foi requalificada por investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo. No âmbito desta requalificação, em 2022, o campus Uruçuca realizou uma atualização do mapeamento desta estrada, identificando as propriedades que têm condições de receber turistas.

Para Marco Lessa, CEO do Festival do Chocolate, a relevância do evento está em reunir produtores de cacau e chocolate com o mercado consumidor, com o mercado comprador e com as redes de supermercado na capital do estado, fazendo com que todos ganhem com essa aproximação. “Além de produtos, [temos aqui] turismo também. Estou muito feliz de ter aqui a Estrada do Chocolate, muito feliz de ter o IF Baiano como uma das fontes inspiradoras”, afirma.

A coordenadora do curso superior em Gestão de Turismo, Edimiria Góes, esteve no evento representando o IF Baiano – Campus Uruçuca e ouviu várias vezes, durante o evento, a pergunta: “o que uma instituição de ensino está fazendo em uma feira de chocolate?”. Para ela, a importância de o IF Baiano participar de um evento como esse está no fato de que a instituição não trabalha apenas com ensino, mas também com pesquisa. De acordo com Edimiria, a escola, que nasce de uma estação experimental, foi o primeiro local de pesquisas em cacau do mundo e em 2023 fará 100 anos. “Isso torna o campus Uruçuca um campus de legado em relação à pesquisa e, principalmente, em relação ao cacau”, afirma. 

Ela destaca que o IF Baiano forma profissionais para atuar tanto com cacau e chocolate através de cursos nas áreas de Alimentos e Agroecologia, quanto com o potencial de visitação da Estrada do Chocolate com os cursos de nível médio e superior na área de Turismo.

ORIGEM WEEK

A feira Origem Week 2023 tem o objetivo de promover os produtos de origem baiana e apresentar os negócios dos pequenos e médios empreendedores.

Além da comercialização de produtos de origem, a feira promove experiências sensoriais, exposições históricas e artísticas, cursos de capacitação, workshops, debates sobre temas do setor e palestras ministradas por especialistas nacionais e internacionais.

https://origemweek.com.br/
Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br