Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano planeja lançar sua própria editora em outubro
Atualizado em 10 de maio de 2023 às 12h34 | Publicado em 10 de maio de 2023 às 12h34

IF Baiano traz experiência do IFSul para a implantação de editora

Compartilhe nas redes sociais:

No ano em que a Rede Federal completará 15 anos, o IF Baiano ganhará sua própria editora. A previsão é de que o lançamento da editora aconteça em outubro, durante o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão que acontecerá em Bom Jesus da Lapa. 

No período de 25 a 27 de abril de 2023, o servidor Josuel Ferreira do Santos, bibliotecário, lotado na Pró-reitoria de Pesquisa do IF Baiano, foi recepcionado pela equipe da Coordenadoria de Publicações Científicas (COPUC), da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROPESP) do IFSul que o apresentou a organização e o funcionamento da Editora IFSul, do Portal de Periódicos e do Repositório Institucional.

Na oportunidade, foi possível compartilhar com Josuel o fluxo editorial para a publicação dos livros pela Editora e dos artigos científicos na revista da instituição, Revista Thema, para que Josuel trouxesse para a editora em implantação no IF Baiano o modelo do IFSul. Para a equipe do IFSul que recebeu o bibliotecário, a troca de experiências entre os servidores fortalece o trabalho editorial e a Rede IF de modo geral.

Equipe do IFSul compartilha saberes e experiência sobre editora com o servidor da Propes – IF Baiano

Espera-se que a visita técnica realizada pelo representante do IF Baiano resulte em parceira contínua de trabalho e a publicação de obras em coedição entre as duas editoras.

Com a criação da editora, o bibliotecário destaca a possibilidade de servidores e usuários externos publicarem seus livros em uma editora com um conselho editorial, o que garante a qualidade dos livros publicados. “Será um marco para a informação e cultura baiana, uma nova editora local lançando também novos autores da região”.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Rafael Trocolli, a implantação da Editora do IF Baiano surge a partir da necessidade de atendimento de uma demanda reprimida. “De fato, a produção do conhecimento da nossa comunidade acadêmica anseia por um veículo de publicação institucional, o qual represente a pluralidade dos estudos desenvolvidos, em consonância com a realidade dos territórios de identidade, onde nossas unidades estão inseridas”, explica Rafael. 

A Editora do IF Baiano acolherá obras temáticas, literárias e didáticas.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br