IF Baiano participará da FLICA 2023
Atualizado em 24 de outubro de 2023 às 11h17 | Publicado em 24 de outubro de 2023 às 11h17

De 26 a 29 de outubro, o IF Baiano participará da Festa Literária Internacional de Cachoeira 2023 – FLICA, que ocorre anualmente na cidade histórica de Cachoeira.

Esta é a primeira vez do IF Baiano na FLICA, que inaugura sua participação com uma sala no Plenário da Câmara Municipal de Cachoeira, onde as ações do Instituto e sua Editora, que está em fase de implementação, serão divulgadas ao público da Festa Literária. No espaço, ocorrerá uma Exposição Audiovisual sobre o Instituto Federal Baiano, além de palestras e discussões sobre literatura.

A programação completa do IF Baiano no evento, contará com palestras ministradas por profissionais e educadores do instituto. Nos dias 26, às 15h, e 28, às 14h, ocorrerá a palestra com o tema “Biblioteca Pública do Estado da Bahia 212 anos: Passado, presente e o futuro”, ministrada pelo palestrante Josuel Ferreira dos Santos, servidor da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, que trabalha na implementação da Editora do IF Baiano. No segundo dia do evento, 27, às 13:30, será apresentada a palestra “Literaturas Locais e formação do Leitor Literário: Razões e desafios”, ministrada pelo professor Gilson Antunes, do campus Valença e contará com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rafael Oliva Trocoli para fazer a abertura.

De acordo com o professor Gilson Antunes, as feiras literárias constituem verdadeiros espaços de formação de leitores, troca de saberes e de experiências literárias. “Participar da FLICA representando o IF Baiano é uma oportunidade de partilhar saberes, de fazer circular as ideias e de levar as pesquisas feitas no âmbito dessa instituição para conhecimento de um público maior. Sinto-me honrado pelo convite e agradecido pela oportunidade de estar nesse espaço, que funciona como vitrine cultural, acadêmica e literária”, afirma o docente.