IF Baiano participa de evento internacional de Física
Atualizado em 2 de outubro de 2023 às 09h56 | Publicado em 28 de setembro de 2023 às 15h07

De 31 de agosto a 9 de setembro, o professor Jefferson da Silva Pereira, do Instituto Federal Baiano – Campus Serrinha, viajou a Suíça para representar o Instituto compondo a equipe de docentes de Física do Ensino Médio na Escola de Física de Partículas 2023, em curso oferecido pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN). O curso tem como objetivo ampliar a capacitação de professores do ensino básico, com o intuito de proporcionar maior difusão de conhecimentos sobre o tema Física de Partículas.

Jefferson relatou que “sentiu um misto de surpresa e empolgação” em relação à seleção, “pois iria visitar o maior centro de pesquisas em Física de Partículas do mundo”. Ele e o campus receberam a novidade com muito entusiasmo, já que o educador foi o único candidato da Bahia selecionado, representando não só o corpo docente do IF Baiano, mas toda a Bahia.

“Em minha vida profissional, foi muito importante, pois tive a oportunidade de conhecer um dos maiores centros de pesquisa em Física do mundo, assistir a palestras e participar de cursos com cientistas que pesquisam tópicos das fronteiras da Física contemporânea no CERN. Para os meus estudantes, farei o possível para transformar todas as informações que tive acesso ao nível de discussão que seja compatível com os níveis cognitivos de cada turma, levando para sala de aula discussões a respeito de pesquisas físicas que estão acontecendo no nosso tempo, ao invés de apenas discutir temas que já estão consolidados e foram desenvolvidos há séculos atrás”, avaliou Jefferson ao voltar da viagem.

A participação do IF Baiano no evento despertou a curiosidade de muitos estudantes a respeito desses projetos com embasamentos científicos. Os alunos mentorados por Jefferson relataram como é a convivência diária. A notícia causou tanta comoção entre os estudantes que decidiram retribuir os aprendizados e presentear o “Jeffão”, como é apelidado carinhosamente pelos discentes, com uma camisa com os seus rostos estampados.

Segundo a aluna Mariana Magalhães, o docente é um exemplo de dedicação. “Jeffão nos mostra não só com palavras, mas com exemplo, que se nós nos dedicarmos, vamos longe, assim como ele foi”. Para a estudante Raika Magalhães, “ele é um profissional extremamente competente e de inefável excelência, que além de tudo tem um coração lindo. É nosso incentivador e merecedor de muitas vitórias, conseguiu conquistar um ‘lugarzinho’ especial no meu coração, assim como no de muitos alunos”.

A educação tem a função de transformar e fortalecer a vida das pessoas em diversos aspectos. Jefferson experenciou isso no CERN e, como professor, motivou e se tornou referência para seus estudantes a buscarem tal feito.

Sobre a Escola de Física do CERN 2023

As inscrições ocorreram através de um link, divulgado por todo o país. Todos os professores de Física falantes da Língua Portuguesa tiveram a oportunidade de se inscrever, inclusive em Portugal e demais países. O processo seletivo analisou o currículo Lattes dos inscritos e um texto justificando a importância da sua participação.

A participação do docente foi custeada por uma parceria entre IF Baiano, Instituto de Pesquisa Científica (SPRACE), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Rede Nacional de Física e Altas Energias (RENAFAE), CERN e Laboratório de Investigação Patológica (LIP), instituições organizadoras e financiadoras da Escola de Física do CERN 2023.

Para saber mais sobre como foi a conferência, acesse o site.