IF Baiano participa de discussões sobre Educação Profissional na Reditec
Atualizado em 18 de setembro de 2018 às 10h57 | Publicado em 12 de setembro de 2018 às 16h36

A Reunião conta com a participação de diretores, pró-reitores e do reitor do IF Baiano, professor Aécio José Duarte.

Foto_Reditec

A Educação Profissional no Mundo está em debate na 42ª Reunião anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) realizada, em Búzios, no Rio de Janeiro, e que conta com a participação de diretores, pró-reitores e do reitor do IF Baiano, professor Aécio José Duarte. “Estar aqui na Reditec 2018 tem promovido dentro do próprio IF Baiano, com os próprios colegas, uma discussão muito profícua porque tem mostrado o quanto nós precisamos fazer para projetar o nosso instituto nacionalmente”, comentou o reitor.

A Reditec é um momento em que líderes dos Institutos Federais, dos Cefets e do Colégio Pedro II se encontram para avaliar concepções, práticas e resultados a partir das características e finalidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. “É um evento em que a gente consegue de fato compreender a Rede Federal nos seus diversos aspectos. Conseguimos perceber as realidades, não só do nosso estado, mas das diferentes regiões. A gente passa a perceber o quanto é forte e grandiosa a Rede e o quanto precisamos caminhar juntos para de fato fazer uma Rede Federal representativa”, analisa o professor Daniel Carlos de Oliveira, diretor geral do Campus Uruçuca.

O evento está sendo organizado pelo Instituto Federal Fluminense e tem como tema, este ano, “O Trabalho no Século XXI – Globalização, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica: caminhos e desafios para inclusão”. O pró-reitor de Extensão, professor Rafael Trocoli, destacou a importância da troca de experiências e de conhecimentos que a Reditec possibilita. “A grande relevância da nossa participação é exatamente essa troca de experiências entre as instituições, onde cada um expõe a sua condição de atuação e de oferta de cursos e, sobretudo, de ações voltadas para a comunidade. Outro ponto forte do evento são os Fóruns que aqui ocorrem. Os fóruns de pesquisa, os fóruns das pró-reitorias de ensino e também o fórum dos pró-reitores de extensão”.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Carlos Elízio, também destacou os momentos de troca como fundamentais. “A gente recebe muitos documentos bons aqui que podem ser usados como base para regulamentação das nossas atividades, pois temos muitas coisas ainda que precisam ser regulamentadas. Além disso, é muito interessante o contato que podemos manter com pró-reitores mais antigos num processo de troca de experiências”.

O reitor, professor Aécio José Duarte, participou ainda de reuniões do Conif, ocorridas no Campus Cabo Frio, e do Fórum de Educação no Campo. “Como componente da Câmara de Educação do Campo, no Conif, nós participamos do ForCamp. Foi uma discussão muito boa em torno das atividades da educação na área de agrária, ou seja, educação agrícola, e as ações e iniciativas também que envolvem a educação no campo. Nós precisamos ocupar o nosso espaço nesse processo principalmente porque o IF Baiano é o único instituto que todas as suas unidades são agrícolas. Esse, para mim, tem sido o grande marco da participação nessa Reditec”.

O IF Baiano também esteve representado pelo professor Vinícius Reis Figueiredo, do Campus Santa Inês, que teve o projeto “Produção de iogurte com adição de cogumelo” selecionado, entre os melhores da Rede em todo país, para participar da Tenda Tecnológica. “É uma oportunidade singular para a gente mostrar o que é feito nos campi uma vez que o instituto está inserido em várias regiões. É importante então que a gente esteja presente para que as nossas ações passem além dos muros dos campi e da reitoria e a gente consiga, cada vez mais, marcar presença nos eventos. Essa é uma forma de fazer com que as pessoas conheçam o IF Baiano, conheçam o trabalho que é feito e, principalmente, saibam do que somos capazes”, comentou o professor.

Para saber mais sobre o Reditec 2018 basta acessar http://2018.reditec.org.br/