IF Baiano participa de audiência pública para criação do Parque Marinho da Cidade Baixa, em Salvador
Atualizado em 18 de novembro de 2022 às 17h10 | Publicado em 18 de novembro de 2022 às 16h00

Na última quarta-feira, 16, o IF Baiano participou de uma audiência pública para discutir os avanços do processo de criação do Parque Marinho da Cidade Baixa, em Salvador. O evento ocorreu no auditório da Casa São José, na capital baiana, e foi promovido pela Prefeitura Municipal local.

Da esq. para dir.: João Resch (diretor da SAVAM/SECIS), Marcelle Moraes (secretária da SECIS), André Fraga (vereador de Salvador), José Rodrigues (coordenador do GT de implantação do parque) e servidor representante da Prefeitura de Salvador.

Por meio do Grupo de Pesquisa Geomar Bahia, o IF Baiano coordena o Grupo de Trabalho (GT) instituído formalmente em 2020 para pensar as unidades de conservação marinha em Salvador. Também participaram do evento a Capitania dos Portos, a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). O projeto tem, ainda, parceria com órgãos estaduais, municipais e federais, a exemplo da Marinha do Brasil e da Superintendência do Patrimônio da União.

O coordenador do GT, Prof. José Rodrigues de Souza Filho, vinculado ao IF Baiano, explica que o processo teve início há cerca de três anos, por iniciativa popular, e que desde então parceiros municipais, estaduais e federais têm somado às tratativas. “Junto a instituições como UFBA, UNIFACS, UNEB, fundações como Bahia Viva e outros órgãos, realizamos estudos técnicos necessários para a criação da unidade de conservação, seguindo a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Dentro desse período, também realizamos diversas ações participativas para mobilizar a comunidade local, desde 2019”, afirma o docente.

Concluída a etapa da audiência pública, restam alguns passos. O Prof. José Rodrigues menciona a elaboração de um memorial descritivo, que também será coordenado pelo Grupo, e complementa “posteriormente, será definido o caminho para a criação do parque, se por decreto da Prefeitura Municipal de Salvador ou Projeto de Lei para a Câmara Municipal”.

De acordo com a Secis, a região tem ampla diversidade de espécies marinhas, mas “tem sofrido com a poluição e métodos predatórios de pesca”. Sendo assim, para a Pasta, “a implementação desta unidade de conservação vai possibilitar melhores estratégias de manutenção ambiental do local e preservação da vida aquática”.

Auditório da Casa São José, em Salvador, durante audiência pública.

Pesquisa, extensão e capacitação para o IF Baiano

Durante o processo de diálogos para a construção do parque marinho, o IF Baiano desenvolveu atividades de pesquisa, extensão e cursos de capacitação. “Fizemos pesquisas relacionadas aos resíduos sólidos em ambientes marinhos – o chamado lixo marinho, na área do parque e do sítio arqueológico que se encontra na região”, explicou José Rodrigues. Exemplificando o aspecto extensionista do estudo, o docente citou a parceria com a equipe do Tic Tac Paredão de Natação. “Fizemos travessia dentro da área do parque, pra mobilizar atletas locais e de outras regiões, visando promover a unidade de conservação”.

Da esq. para dir.: representantes da Fundação Aleixo Belov / Museu do Mar; Ateliê Portátil de Artes; UCSAL; Câmara Municipal de Salvador; SPMJ; IF Baiano e Equipe Tic Tac de Natação.

Práticas como essas promovem o aperfeiçoamento e a qualificação dos estudantes e professores de toda a instituição. Participam do Grupo de Pesquisa Geomar Bahia integrantes dos campi Catu, Santa Inês, Valença e Uruçuca. Além disso, o Grupo tem bolsas de iniciação científica aprovadas em Valença e Catu.

O Prof. José Rodrigues citou, de forma complementar, a partilha das experiências entre as unidades, como ocorreu durante a palestra inaugural do curso de Licenciatura em Biologia no Campus Valença. Na ocasião, ele discutiu o tema e a saúde dos oceanos.

Confira, abaixo, registros de algumas atividades idealizadas pelo Geomar Bahia/IF Baiano e executadas em parceria com secretarias da Prefeitura e Câmara Municipal de Salvador, na região do Parque Marinho. A iniciativa é chamada de LimpAção.