IF Baiano participa de ato virtual em defesa da ciência
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h56 | Publicado em 30 de junho de 2020 às 20h13

Na data em que se comemora a luta pela independência do Brasil na Bahia, instituições se manifestam em defesa da ciência.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) é uma das instituições que participam, nesta quinta-feira, do cortejo virtual “2 de Julho em Defesa da Ciência”, promovido pela Academia de Ciências da Bahia. A manifestação, que tradicionalmente percorre as ruas de Salvador, reunindo professores, estudantes e pesquisadores de instituições de educação do estado, ocorre, desta vez, de forma virtual, por conta da pandemia de Covid-19.

O evento terá programação de 9h ás 17h, incluindo abertura e mesas de discussões. O IF Baiano estará presente em duas dessas mesas. Às 11h, o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, participa de mesa com representantes das Instituições Públicas de Educação Superior.

Para o reitor, participar desse ato ganha ainda mais força no atual momento, em que a capacidade das instituições de produzir ciência está sendo questionada. “É emblemático que, nesse dia da Independência da Bahia, façamos um movimento como esse. Só faz esse tipo de questionamento quem não vivencia o que nós vivenciamos dentro das nossas instituições, quem nunca teve a oportunidade de ver a transformação de um aluno, a mudança de perspectiva, a partir do momento que ele participa de um projeto científico”, frisou o dirigente.

E às 14h, o professor do IF Baiano, Aisamaque Souza, junto a equipe do “LibrasInterConect Interconexão dos profissionais intérpretes de Libras com os profissionais da saúde no atendimento às Pessoas Surdas e no combate ao novo Coronavírus (SARS-Cov-2/Covid-19)”, integram a mesa intitulada Redução das Desigualdades. “Vamos discutir sobre o processo de inclusão na área da saúde, fazendo uma reflexão do papel histórico das lutas das pessoas surdas, e como os Intérpretes de libras são uma ferramenta de inclusão social das pessoas surdas”, conta Aisamaque.

Também compõem o debate, o Prof. Othon Jambeiro (ACB / UFBA), moderador da mesa, e as professoras Maria Cláudia Ferreira (UNILAB) e Amélia Tereza Maraux (UNEB), que também apresentarão projetos relacionados ao tema.

Os links para acessar a programação estão disponíveis no site do evento.