IF Baiano participa da organização do I Festival de Sementes Crioulas da Bahia
Atualizado em 23 de novembro de 2016 às 08h56 | Publicado em 18 de novembro de 2016 às 10h44

18/11/2016 – Evento acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro

Atualizada em 23/11/2016 às 8h55

Nos dias 25 e 26 de novembro, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) e mais oito instituições realizarão a primeira edição do Festival de Sementes Crioulas da Bahia durante a programação do XI Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia. A programação do Festival acontecerá no Cetens (Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade) da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).

O Festival discutirá a diversidade, a conservação e a salvaguarda dos recursos genéticos locais com ideia de propor estratégias de construção de políticas públicas que conservem o patrimônio genético da agrodiversidade. “Temos enquanto IF Baiano puxado o debate junto a comunidades rurais, povos tradicionais, rede das Escolas Famílias Agrícolas da Bahia”, diz o pesquisador do IF Baiano Aurélio Carvalho, um dos membros da coordenaçãogeral do evento.

Na oportunidade, servidores e estudantes do Campus Serrinha participarão e também agricultores dessa região. Aurélio complementa que a participação do IF Baiano é importante por se tratar de um “tema basilar na produção dentro da agricultura familiar camponesa, além de envolver produtores e consumidores”, finaliza.

25 de novembro de 2016 (sexta-feira)

19:00 – 21:00

Mesa de Abertura

1. Lin Chau Ming (UNESP); 2. Fernando Fleury Curado (EMBRAPA Tabuleiros Costeiros); 3. Terezinha Aparecida Borges Dias (Cenargen/EMBRAPA); 4. Aurélio José Antunes de Carvalho (IF Baiano); 5. Leomárcio Araújo da Silva (MPA); 6. Flávio Duarte (ABA
Nordeste); 7. Rubens Onofre Nodari (UFSC)

21:00 – 22:30

Debate/Plenária com o movimento Ocupa Cetens

26 de novembro de 2016 (sábado)

09:00 – 10:45

Roda de Diálogo I: Interculturalidade e Agrobiodiversidade

Moderadora: Teresinha Aparecida Borges Dias (Cenargen/EMBRAPA)

Facilitadores:

José Augusto Laranjeiras Sampaio (UNEB)

Geilsa Costa Santos Baptista (UEFS)

Rubens Onofre Nodari (UFSC)

Representante do MST; representante de território indígena; representante de território
quilombola; representante de comunidade de Fundo de Pasto; representantes de outros
coletivos/organizações do campo

09:00 – 10:45

Roda de Diálogo II: Políticas Públicas e Sementes Crioulas

Moderadora:

Silvana Lúcia da Silva Lima (UFRB)

Facilitadores:

Marcelino Gallo (Dep. Estadual)

Nelson de Jesus Lopes (Efase)

Victor Moura do Amaral Fernandes (Incra)

Maria Auxiliadora Lobo Alvim (SDR);

Flávio Duarte (ABA Agroecologia)

10:45 – 11:00

Intervalo

11:00 – 12:30

Troca de experiências camponês-camponês: Síntese das Rodas de Diálogo/Diálogo de Base/Projetos em execução na Bahia

Moderador: Flávio Duarte (ABA Agroecologia)

Facilitadores:

Joelson Ferreira (Assentamento Terra Vista/Teia dos Povos)

José Elias Andrade de Brito (Lagoa do Saco, Monte Santo-BA)

Edivagno Rios e Saine Santos (MPA Bahia)

Edino Souza Lima (CETA)

Gilson Santana dos Santos (MST/Escola Popular Egídio Brunetto)

12:30 – 14:00 – Almoço com produtos da agrobiodiversidade da agricultura familiar camponesa

14:00 – 17:20 – Feira camponesa de sementes crioulas e economia solidária

17:30 – Encerramento

Ficha de inscrição

Dúvidas:

aureliocarva@hotmail.com

marcio.harrison@gmail.com

Esta matéria tem caráter informativo.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

IF Baiano/Reitoria/Comunicação/Jornalismo