IF Baiano participa da Mostratec 2023
Atualizado em 1 de novembro de 2023 às 15h00 | Publicado em 1 de novembro de 2023 às 14h52

O Campus Catu representou o Instituto no evento que aconteceu em Novo Hamburgo/RS

Na última semana, o Instituto Federal Baiano marcou presença na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec 2023) – a maior feira de ciências e tecnologia da América Latina. O evento foi realizado de 23 a 27 de outubro, em Novo Hamburgo/RS.

O estande do IF Baiano contou com um projeto de bioadsorvente derivado do carvão da casca da rambutan, moringa oleífera e mangostão, com o objetivo de remover contaminantes em água produzida a partir do petróleo. O trabalho foi desenvolvido no Campus Catu, pelas estudantes Celine dos Santos e Andressa Eveliyn Lima, sob orientação da profa. Dalila dos Santos.

A docente explica que a iniciativa surgiu na cidade de Catu, onde há uma região de exploração de petróleo e geração do efluente conhecido como água produzida de petróleo. “Dessa forma, elaboramos o projeto visando a desenvolver tecnologias para tratamento desse efluente. Durante as pesquisas na literatura, identificamos que a tecnologia de adsorção em carvão ativado seria uma alternativa promissora e iniciamos a busca por resíduos agroindustriais que pudessem ser precursores do carvão ativado e chegamos no mangostão, rambutan e moringa”, detalhou Dalila.

Para a estudante Celine, que apresentou o projeto no evento, a experiência foi muito gratificante e enriquecedora. Com a participação na Mostratec, a pesquisadora adquiriu conhecimentos sobre novas realidades, pessoas com pensamentos diferentes, visões de mundo e aprendizados sobre os outros projetos desenvolvidos.

Conheça todos os projetos apresentados na Mostratec 2023.

As expectativas dos próximos passos do projeto são estimar os custos de produção do carvão ativado a partir de resíduos agroindustriais, fazer um tratamento estatístico dos dados dos testes de adsorção e fazer estudos de dessorção do contaminante visando a utilização do carvão ativado em vários ciclos de adsorção.