IF Baiano participa da etapa regional do JIF 2023
Atualizado em 26 de setembro de 2023 às 15h32 | Publicado em 26 de setembro de 2023 às 15h32

71 estudantes representam o Instituto Federal Baiano na fase Nordeste da competição, que acontece em Natal/RN

Emoção, dedicação e expectativa foram alguns dos sentimentos mais evidentes na abertura da etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais 2023 (JIF). Delegações dos oito estados do Nordeste estiveram representadas na cerimônia ocorrida na noite de ontem, 25. Entre elas, o Instituto Federal Baiano.

Participam do JIF atletas dos campi Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Senhor do Bonfim, Santa Inês, Serrinha, Teixeira de Freitas e Valença. Eles estão inscritos em 10 das 11 modalidades da edição, sediada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). As competições iniciaram na manhã desta terça-feira, 26, e vão até o sábado, 30. Elas são realizadas nos campi Natal-Central e Parnamirim do IFRN, além da Pista de Atletismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“Todos que estão participando dessa etapa já passaram por uma disputa inicial, em suas instituições. Então, o nível técnico esperado é elevado. Não serão jogos fáceis”, adiantou o professor Nilton Santos, que acompanha a delegação. As competições do primeiro dia do evento têm mostrado a alta performance das delegações, inclusive do IF Baiano, que em poucas horas já conquistou o primeiro lugar no Arremesso de Peso – Categoria paraolímpica e o primeiro lugar na semifinal de Atletismo feminino – 200m.

As equipes vencedoras em suas modalidades participarão da etapa nacional dos Jogos, prevista para 23 a 28 de outubro, em Fortaleza/CE. O Instituto Federal do Ceará (IFCE) sediará a fase final de competições, com os atletas das cinco regiões do país.

Confira aqui alguns registros fotográficos no acervo do IFRN.

Sobre o JIF

Os Jogos dos Institutos Federais integram o sistema desportivo da Rede Federal, que engloba desde jogos intercursos nos campi até a etapa final nacional. O objetivo é o fomento da atividade física enquanto prática formativa educacional, como promotora de qualidade de vida e saúde. Além disso, os esportes, em suas mais diversas modalidades, fazem parte dos atributos afetivos e sociais fundamentais para a vida e ao desenvolvimento dos estudantes.