IF Baiano participa da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
Atualizado em 24 de outubro de 2023 às 12h02 | Publicado em 24 de outubro de 2023 às 12h02

O Instituto Federal da Bahia (IF Baiano) participou da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), realizada entre os dias 16 e 22 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF. Com o tema “Futuro conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”, o evento contou com a participação de mais de 50 instituições, representando todos os estados do país.

Seis projetos de pesquisa e inovação, representaram o IF Baiano no evento e três deles tiveram exposição oral para o público da Semana:

• ACAPELA – Aparelho de Comunicação Alternativa para Pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica: Projeto apresentado pelo Prof. Gustavo Araújo Sabry e pelos discentes, Evandro Moreno da Costa Júnior e Diego Pereira de Santana. – Campus Valença
  • Sistema Embarcado para Contabilização e Detecção de Pragas Agrícolas: O projeto visa o desenvolvimento de um sistema embarcado para a contabilização e detecção de pragas agrícolas. Projeto apresentado pelo Prof. Carlos Anderson Oliveira da Silva e pelos discentes, Aldo Jonas da Silva Rodrigues e Durval Ferreira Sobrinho Júnior. – Campus Guanambi
  • CicatribioVet: Produção de um Gel Creme Cicatrizante para o tratamento de ferimentos na pele de animais: Projeto apresentado pelo Prof. Saulo Capim. – Campus Catu

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IF Baiano, Rafael Oliva Trocolli, a participação da instituição na 3ª Semana EPT foi uma experiência fundamental para o fortalecimento dos estudos e produtos desenvolvidos, bem como para despertar habilidades e talentos aderidos à vocação científica. “Essa experiência exitosa motiva o envolvimento de novos discentes do IF Baiano com a ciência e a tecnologia”, afirma o pró-reitor.

O professor e orientador do projeto ACAPELA, Gustavo de Araújo Sabry, também destaca a importância da participação do IF Baiano no evento: “Essa é uma experiência fundamental para os participantes, não só para os alunos como também para os professores, para acompanhar a evolução da ciência”, afirma o professor.

Além dos professores e estudantes pesquisadores que apresentaram seus trabalhos, também estiveram presentes no evento o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, o diretor executivo, Marcelito Almeida, e o assessor especial do reitor, Rodney Barbosa.

Confira os projetos selecionados pelo evento:

TÍTULO DO PROJETO 1: ACAPELA – Aparelho de Comunicação Alternativa para Pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica

PARTICIPANTES DO PROJETO: Saulo Marcos Silva Curty – Discente egresso IF Baiano – Valença; Evandro Moreno da Costa Júnior – Discente egresso IFBAIANO – Valença; Hillary Nunes Santos – Discente egresso IF Baiano– Valença; Gustavo de Araujo Sabry – Docente orientador IF Baiano– Valença; Leandro Silva Teixeira – Docente orientador IF Baiano – Catu.

TÍTULO DO PROJETO 2: Drone modular para robótica educacional e competições estudantis

PARTICIPANTES DO PROJETO: Leandro Gonçalves dos Santos, Professor Orientador – IF Baiano Campus Guanambi; Gustavo da Silva Nascimento Costa, estudante do curso Técnico em Informática para Internet – IF Baiano Campus Guanambi; Reinaldo Monteiro Cotrim, Professor colaborador – IF Baiano Campus Guanambi

TÍTULO DO PROJETO 3: Sistema Embarcado para Contabilização e Detecção de Pragas Agrícolas

PARTICIPANTES DO PROJETO: Durval Ferreira Sobrinho Júnior – Discente, IF Baiano Campus Guanambi; Reinaldo Monteiro Cotrim, Orientador Docente IF Baiano Campus Guanambi; Leandro Gonçalves dos Santos, Coorientador Docente IF Baiano Campus Guanambi.

TÍTULO DO PROJETO 4: Produção de biofilmes comestíveis a partir do extrato da casca do Rambutan (Nephelium lappaceum) e sua utilização na conservação de frutas.

PARTICIPANTES DO PROJETO: Ester da Conceição de Brito – Estudante da 3ª série do Curso Técnico Integrado em Alimentos – IF Baiano Campus Catu; Vinicius de Jesus da Silva – Estudante da 3ª série do Curso Técnico Integrado em Agropecuária – IF Baiano Campus Catu; Eduarda Mainah Alves de Oliveira – Estudante da 3ª série do Curso Técnico Integrado em Agropecuária – IF Baiano Campus Catu; Dr. Saulo Luís Capim (Orientador) – Professor de Química do Curso Técnico Integrado em Química – IF Baiano Campus Catu; Drª. Alexandra de Souza Carvalho (Coorientadora) – Professor de Química do Curso Técnico Integrado em Química.

TÍTULO DO PROJETO 5: CicatribioVet: Produção de um Gel Creme Cicatrizante para o tratamento de ferimentos na pele de animais.

PARTICIPANTES DO PROJETO: Isis Beatriz Souza Pereira (Discente do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas) IFBaiano – Campus Catu; Marcio Victor Soares Souza (Discente do 4º Ano do Curso Técnico em Química) IFBaiano – Campus Catu; Saulo Luís Capim (Docente do Curso Técnico em Química) IFBaiano – Campus Catu; André Luiz Andrade Rezende (Docente do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas) IFBaiano – Campus Catu;

TÍTULO DO PROJETO 6: CRAF – Curso de robótica para alunos do ensino fundamental 2 e Robótica Maker

PARTICIPANTES DO PROJETO: Carlos Anderson Oliveira Silva, docente, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi. Aldo Jonas da Silva Rodrigues, discente, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi. Durval Ferreira Sobrinho Junior, discente, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi. João Vitor dos Santos Teixeira Alves, discente, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi. Lucas Guimarães Miranda Prates, discente, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi. Vinício TEIXEIRA COUTO, discente, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi.