IF Baiano ofertará mais um mestrado
Atualizado em 27 de setembro de 2017 às 08h32 | Publicado em 25 de setembro de 2017 às 11h15

A segunda pós-graduação stricto sensu será em educação profissional

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) torna-se uma Instituição Associada (IA) do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). O Campus Catu está habilitado a ofertar o curso de pós-graduação stricto sensu em educação profissional e tecnológica. “No interior, a formação profissional em nível de mestrado ainda é praticamente incipiente. O IF Baiano dará sua parcela para modificação dessa situação”, fala Marcelo Oliveira, coordenador da especialização e da proposta dessa pós-graduação.

O coordenador-geral de pós-graduação, Rômulo Freitas, destaca a importância de o Instituto ser associado e ofertar seu segundo curso de mestrado. Hoje, existe uma oferta de mestrado em produção vegetal no semiárido. “Possibilita uma melhor qualidade do nível de ensino e da produção de pesquisa de alto impacto social, científico e tecnológico”, enfatiza. Como um dos objetivos do ProfEPT é a qualificação profissional de servidores, o IF Baiano oferecerá cotas, aumentando a possibilidade deles se capacitarem”, enfatiza.

Freitas explica que o mestrado “vem da evolução dos cursos de pós-graduação que já existem no Instituto como é o caso da especialização em educação científica no Campus Catu”, diz. Na composição da proposta, foi considerada uma equipe com realização de trabalhos de pesquisa e extensão na área e docentes com doutorado. “Parte da equipe compõe o grupo de pesquisa em educação científica”, afirma. “Julgamos mais do que pertinente que a nossa instituição ofereça um curso de formação em nível de mestrado na área de educação profissional em virtude da própria natureza e das finalidades legais de nossa instituição”, fala.

Sobre o impacto dessa pós-graduação, o professor Marcelo fala que “a educação profissional da forma que é concebida e praticada pelos Institutos Federais é algo recente que precisa ser estudado para que haja um aperfeiçoamento das concepções e das práticas sobre essa modalidade ensino. Outrossim, é necessário que servidores do IF Baiano também sejam formados nessa perspectiva para que desenvolvam pesquisas e produtos que possam ser revertidos para o enlevo da instituição e da comunidade que o cerca”, conclui.

Instituições recentemente credenciadas: IF Baiano, Instituto Federal do Acre (IFAC), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Instituto Federal de Brasília (IFB), Instituto Federal Catarinense (IFC), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Instituto Federal do Pará (IFPA), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Colégio Pedro II (CPII).

O que é a IA? A Instituição Associada planeja e executa as atividades do projeto de curso de mestrado profissional com fornecimento de corpo docente composto por doutores do próprio IF Baiano e da infraestrutura necessária.

ProfEPT: O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica oferta mestrado profissional em educação profissional e tecnológica nacionalmente. Reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ele objetiva proporcionar formação para que se produza conhecimento e desenvolva produtos através de pesquisas que integrem saberes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. Ofertado na modalidade semipresencial (30% à distância), o mestrado tem como trabalho de conclusão a entrega de produto de ensino em educação profissional e tecnológica.

Esta matéria tem caráter informativo.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

IF Baiano/Reitoria/Comunicação/Jornalismo