Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano oferta curso do programa Academia de Redes da Cisco
Atualizado em 29 de julho de 2021 às 18h40 | Publicado em 29 de julho de 2021 às 16h17

Capacitação gratuita é voltada para profissionais da área de tecnologia da informação e faz parte de parceria com empresa líder em tecnologia

Compartilhe nas redes sociais:

O IF Baiano abre inscrições nesta sexta-feira, 30, para o curso CCNA: Introdução a Redes, desenvolvido pelo programa Cisco Networking Academy (Academia de Redes da Cisco). A capacitação tem como público-alvo profissionais e estudantes da área de Tecnologia da Informação (TI) e será realizada na modalidade de Educação à Distância (EAD), com carga horária total de 60h.

Para se inscrever, os interessados devem acessar esta página, no período de 30 de julho a 11 de agosto, e preencher um formulário de inscrição. Apesar de não haver pré-requisito para participar, recomenda-se que os alunos tenham conhecimentos básicos de informática e redes de computadores. Ao todo, são 70 vagas disponíveis. Caso o número de inscritos supere a quantidade de vagas, o critério de seleção será a ordem de inscrição.

Durante a realização do curso, os estudantes selecionados terão acesso a um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com link para as aulas síncronas, livro didático, exercícios, roteiros de práticas de laboratório (virtual), software de simulação e avaliações. O início das aulas está previsto para 16 de agosto. 

O curso de Introdução a Redes é o primeiro de uma série de três e irá capacitar os estudantes a criar e gerenciar redes de pequeno porte. “Ao final dos três cursos, o estudante estará preparado para obter a Certificação CCNA [Cisco Certified Network Associate], uma das mais requisitadas e aceitas certificações profissionais na área de redes. Os participantes do curso terão acesso a um rico material didático e software de simulação desenvolvidos pela Cisco. Todos esses recursos estarão disponíveis gratuitamente aos participantes”, explica o servidor da Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação do IF Baiano (DGTI), Joel Cordeiro Júnior, um dos profissionais da Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica certificados como instrutores dos cursos da NetAcad nos institutos federais. 

A descrição completa do curso está disponível na página oficial da NetAcad.

Academia Cisco no IF Baiano

A oferta do curso CCNA: Introdução a Redes pelo IF Baiano é resultado da parceria entre a Academia de Redes da Cisco (NetAcad) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), lançada em março deste ano. A Cisco é uma empresa líder mundial em tecnologia para a Internet e o programa NetAcad é um projeto social voltado para a popularização do ensino de tecnologias da informação.

“A NetAcad tem mais de 20 anos de atuação, está presente em 180 países e já formou 12.7 milhões de estudantes em todo o mundo. Essa parceria contribui para a inclusão social e digital da comunidade do IF Baiano, disponibilizando acesso gratuito aos conteúdos presentes na plataforma da NetAcad. Além disso, essa parceria permite que o ensino de tecnologias esteja alinhado com as demandas globais, aumentando as chances de empregabilidade dos estudantes e profissionais envolvidos”, afirma o servidor. 

Além do curso CCNA – Introdução a Redes, a NetAcad do IF Baiano está apta a ofertar, mas ainda sem definição de datas, os seguintes cursos: Fique Conectado, Introdução ao Packet Tracer, Introdução à Cibersegurança, Cibersegurança Essencial, Introdução à Internet das Coisas (IoT), Redes Essencial e Programação Essencial com Python. 

“Além dos cursos citados, a NetAcad do IF Baiano pode aumentar seu catálogo de cursos por meio da capacitação de seus instrutores. Ainda este ano, deve ser ofertada uma turma do curso Introdução à Cibersegurança. No início do próximo ano, 2022, uma nova programação de cursos será divulgada”, revela. 

Para obter mais informações sobre a NetAcad no IF Baiano, entre em contato pelo e-mail netacad@ifbaiano.edu.br.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br