IF Baiano oferta 80 vagas para cursos subsequentes em Itaberaba
Atualizado em 24 de abril de 2023 às 12h11 | Publicado em 18 de abril de 2023 às 10h36

São 40 vagas para o curso Técnico em Agropecuária e 40 vagas para o curso Técnico em Meio Ambiente

O Campus Itaberaba do Instituto Federal Baiano está com edital de seleção aberto com oferta de 40 vagas para o curso Técnico em Agropecuária e 40 vagas para o curso Técnico em Meio Ambiente, na modalidade Subsequente ao Ensino Médio. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no período de 24 de abril a 24 de maio. Para concorrer às vagas, é preciso preencher o formulário digital disponível na página do certame e enviar a documentação exigida pelo edital.

O curso é gratuito, sem taxas de mensalidade nem de matrícula. Esta modalidade é voltada para quem concluiu ou conclui até a data da matrícula o Ensino Médio. O critério de seleção é a ordem de manifestação de interesse nas vagas.

Inscrições Presenciais

Também é possível se inscrever presencialmente no campus, localizado na Rodovia BA 233, Km 04, Itaberaba – BA, CEP 46880-000. O horário de atendimento para inscrições presenciais é das 08h às 12h e das 13h às 16h.

Detalhamento completo do processo seletivo está disposto no Edital.

Para esclarecer dúvidas, é possível entrar em contato por e-mail pelo endereço:  prosel.itaberaba@ifbaiano.edu.br.

Sobre o curso de Agropecuária

O curso forma técnicos aptos a planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários. O técnico em Agropecuária administra propriedades rurais; elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial; fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais; atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

Sobre o curso de Meio Ambiente

O curso forma técnicos aptos a realizar coleta, armazenamento e interpretação de informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. O técnico em Meio Ambiente auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reúso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.