IF Baiano oferta 265 vagas em 10 cursos FIC
Atualizado em 6 de maio de 2022 às 17h06 | Publicado em 6 de maio de 2022 às 17h06

O Instituto Federal Baiano oferta 265 vagas em 10 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), em diferentes áreas do conhecimento, presenciais, híbridos e virtuais. As inscrições são gratuitas e as seleções levarão em conta a ordem de inscrição dos candidatos.

Campus Itapetinga

O Campus Itapetinga oferta 30 vagas para o Curso Básico de Libras com carga horária total de 159h e outras 30 vagas para o Curso Intermediário de Libras também com carga horária total de 159h. As inscrições acontecem de 9 a 13 de maio, através de preenchimento de formulário digital (clique aqui para inscrição no Básico e aqui para inscrição no Intermediário). Os cursos são on-line, realizados através da plataforma Moodle.

Para se participar dos cursos, é preciso ter concluído o Ensino Médio; ter acesso a um computador, celular ou tablet com internet; ter domínio do uso da internet; ter tempo e disponibilidade para estudar EaD; ter a comprovação de que concluiu o Ensino Médio.  Além desses requisitos, para estudar no curso Intermediário é preciso comprovar que já cursou e concluiu o Básico.

Para informações mais detalhadas, os interessados devem acessar o edital e, em caso de dúvida, devem entrar em contato com a organização através do e-mail selecao.fic@itapetinga.ifbaiano.edu.br

Campus Uruçuca

O Campus Uruçuca lançou edital com oferta de 135 vagas em seis cursos de Formação Inicial e Continuada com cargas horárias que variam de 20 a 74 horas. As inscrições são gratuitas, realizadas por formulário digital ou presencialmente nos locais indicados pelo edital.

Os cursos são em Meliponicultura básica (20h); Microrganismos Eficazes na Agricultura Agroecológica (26h); Formação em Agrofloresta (24h); Preparados de Geleias Compotas e Geleadas (24h); Manejo do Solo com adubos verdes: Uso e suas potencialidades (74h); e Quintais produtivos (20h). Cada curso tem como foco um público específico que varia entre produtores rurais; técnicos e estudantes da área agrícola e florestal; produtores rurais e comunidade em geral.

As primeiras turmas para os cursos de Meliponicultura básica; Microrganismos Eficazes na Agricultura Agroecológica; e Formação em Agrofloresta e Preparados de Geleias Compotas e Geleadas, têm período de inscrição de 03 a 10 de maio. Já as turmas ofertadas no segundo semestre para os cursos de Meliponicultura básica; Formação em Agrofloresta; Manejo do Solo com adubos verdes: Uso e suas potencialidades e Quintais produtivos receberão inscrições apenas entre os dias 02 e 09 de outubro.

Para saber o objetivo de cada curso, seu formato, requisitos para seleção e documentação para matrícula, os interessados devem acessar o edital. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail extensão@urucuca.ifbaiano.edu.br ou pelo telefone (73) 3239-6500.

Campus Xique-xique

Os cursos de Introdução ao Estudo dos Incêndios Florestais (60 horas) e Introdução à Programação com Python (60 horas), ofertados pelo Campus Xique-xique, recebem inscrições de 04 a 10 de maio, através de formulário digital. Eles serão realizados em formato EAD, através da Plataforma Moodle, de julho a novembro de 2022.

O curso de Introdução ao Estudo dos Incêndios Florestais oferta 40 vagas para portadores de diploma de ensino médio; graduados ou estudantes de graduação na área de ciências florestais ou ambientais; profissionais que trabalham com a prevenção, combate e/ou manejo do fogo.

O curso de Introdução à Programação com Python oferta 30 vagas para estudantes e profissionais que não sejam da área de Informática e Tecnologia da Informação que tenham interesse em aprender a programar.

Para saber mais sobre os cursos e o processo seletivo, os interessados devem ler atentamente o edital. O campus disponibilizou o endereço de e-mail fic@xiquexique.ifbaiano.edu.br, para que os candidatos encaminhem suas dúvidas.

Confira as vagas:

• Curso Básico de Libras – 30 vagas