IF Baiano oferta 184 bolsas PIBIC para alunos dos níveis superior e médio
Atualizado em 15 de março de 2023 às 14h35 | Publicado em 15 de março de 2023 às 12h29

Os projetos de pesquisa selecionados receberão uma bolsa para o estudante e auxílio ao pesquisador

O IF Baiano está com editais abertos para bolsas de Iniciação Científica para estudantes de graduação e para os de nível médio. São 74 vagas para PIBIC – Graduação e 110 vagas de PIBIC – Jr.  As bolsas são fomentadas pela CNPq, FAPESB e pelos próprios campi. Para estudantes de graduação a bolsa é de R$ 700,00 e para o PIBIC – Jr é de R$ 300,00. Os projetos receberão também auxílio ao pesquisador de até R$ 2.000,00 para nível superior e até R$ 800,00 para nível médio. O prazo para submissão vai de 16 de março a 28 de abril.

A submissão é realizada pelo Sistema Unificado de Administração – SUAP, pela rota: Pesquisa > Projetos > Submeter Projetos. O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal Baiano (PIBIC – IF Baiano) tem como objetivo despertar a vocação científica e a incentivar talentos potenciais para a pesquisa entre discentes de graduação e nível Médio, mediante a participação em projetos de pesquisa orientados por pesquisadores(as) atuantes e qualificados(as).

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) selecionará projetos de pesquisa para receberem fomento. Para cada proposta aprovada, será concedida uma bolsa de Iniciação Científica (IC), pelo prazo máximo de 12 (doze) meses, cuja renovação deverá observar as condições de cada órgão de fomento e em consonância com os editais internos de seleção. Não é possível um mesmo projeto ser contemplado com duas bolsas de Iniciação Científica, ainda que em modalidades distintas.

Para saber as condições de participação do bolsista, requisitos do orientador e tudo o que deve compor a proposta, é necessário acessar os editais:

Edital PIBIC – Graduação

Edital PIBIC – Nível Médio