IF Baiano oferta 16 vagas para Mestrado em Ciências Ambientais
Atualizado em 28 de agosto de 2019 às 16h00 | Publicado em 26 de agosto de 2019 às 16h36

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) abre a primeira turma de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (MPCA) na cidade de Serrinha. As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e acontecerão entre os dias 06 de setembro e 07 de outubro. A seleção disponibiliza 16 vagas, sendo duas reservadas a candidatos negros (pretos ou pardos) e indígenas, e uma destinada a pessoas com deficiência.

O processo é composto por duas etapas: análise do perfil profissional e acadêmico do candidato e avaliação e defesa da proposta de pesquisa entregue no ato da inscrição, ambas detalhadas em edital disponível no portal do IF Baiano. Para inscrever-se, o candidato deve enviar a documentação exigida em edital, via Sedex, para a secretaria do MPCA, no campus Serrinha. Podem concorrer às vagas graduados ou graduandos que irão concluir o curso até a data prevista para matrícula, em curso superior reconhecido pelo MEC, na área de Ciências Ambientais ou área correlata à área de concentração do curso pretendido. Podem ser admitidos candidatos de área não relacionada diretamente ao curso a critério da Comissão de Seleção, desde que apresentem plano de trabalho compatível com os objetivos do curso.

O curso de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (MPCA) tem como objetivo potencializar a qualificação de profissionais, conferindo competências para avaliação crítica, intervenção e resolução de problemas vinculados a área ambiental. Este é o terceiro mestrado implantado pelo IF Baiano e vem suprir uma demanda por qualificação Stricto Sensu de diferentes profissionais da área ambiental na cidade de Serrinha e região.

Segundo o coordenador do mestrado, o professor Delfran Batista dos Santos, o MPCA representa mais uma oportunidade de capacitação gratuita e de qualidade para profissionais no interior do estado da Bahia. “O curso também visa aproximar o IF Baiano, Campus Serrinha, de entidades como as Secretarias de Meio Ambiente (municipal e estadual), organizações não governamentais, empresas multinacionais e instituições públicas e privadas que atuam na área ambiental”, explica Delfran.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Carlos Elizio Cotrim, a implantação de um novo mestrado contribui para a consolidação da área de pós-graduação do IF Baiano, que já conta com 32 cursos de especialização. “A aprovação de mais um mestrado na nossa Instituição é também um passo importante para que conquistemos a implantação de um doutorado”, afirma o pró-reitor. Ele explica também que o MPCA amplia o leque de pesquisa e estudo do IF Baiano, tradicionalmente conhecido por seu foco nas Ciências Agrárias.

Por essa temática ambiental, a expectativa do coordenador do curso, Delfran Batista, para a primeira turma do mestrado é de que seja formada por profissionais das diversas áreas de conhecimento que tenham afinidade com o tema e as linhas de pesquisa ofertadas pelo curso. “Uma turma interessada em solucionar os problemas socioambientais do seu entorno, seja no mundo do trabalho ou no seu cotidiano”, afirma Delfran.