Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano oferta 160 vagas em cinco cursos de especialização
Atualizado em 10 de outubro de 2022 às 16h31 | Publicado em 9 de setembro de 2022 às 17h14
Compartilhe nas redes sociais:

Saíram cinco novos editais de seleção para cursos de pós-graduação Lato Sensu do IF Baiano. Juntos, os editais disponibilizam um total de 160 vagas.

Confira cada uma das oportunidades:

Conservação de Recursos Genéticos Animais e seus Sistemas de Produção (CRGA&SP)

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Conservação de Recursos Genéticos Animais e seus Sistemas de Produção (CRGA&SP) do Campus Valença em parceria com a Rede de Recursos Genéticos Animais do Nordeste (REDE RGA – NE) oferta 40 vagas. Destas, 30 são destinadas para ampla concorrência; 08 para candidatos pretos, pardos e indígenas; e 02 para candidatos pessoa com deficiência. A seleção recebe inscrições de 16 de setembro a 24 de outubro de 2022 através de formulário digital.

O público-alvo do curso é constituído por profissionais graduados em qualquer área do conhecimento, com interesses na Conservação de Recursos Genéticos Animais (CRGA), desde que sejam portadores de diploma de nível superior, reconhecido pelo Ministério da Educação.

A seleção acontecerá em duas etapas: análise do projeto de pesquisa e análise do currículo. Para saber mais informações sobre o processo de seleção, os candidatos devem ler o edital.

Ensino de Ciências Naturais e Matemática

A especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Campus Guanambi recebe inscrições entre os dias 12 e 25 de setembro de 2022. As inscrições são realizadas através de formulário digital. O curso oferta 30 vagas, sendo 06 delas reservadas a candidatos negros (pretos ou pardos) e indígenas, e duas destinadas a pessoas com deficiência. A seleção acontecerá em quatro etapas: avaliação escrita, carta de intenção, análise de Currículo Lattes e entrevista.

O curso é destinado aos graduados em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), que trabalham ou possuem interesse em atuar na área de Ciências, Biologia, Química, Física, Matemática e profissionais de áreas afins. Ele tem como objetivo geral qualificar profissionais da área de Ciências, Biologia, Química, Física, Matemática e de áreas afins para atender à demanda dos setores acadêmico e produtivo. Para mais detalhes sobre a seleção, é necessário consultar o edital.

Meio Ambiente e Agroecologia

A especialização em Meio Ambiente e Agroecologia oferecida no Campus Valença recebe inscrições de 12 de setembro a 11 de outubro de 2022. O curso oferta 30 vagas, sendo
06 delas reservadas a candidatos negros (pretos ou pardos) e indígenas, e duas
destinadas a pessoas com deficiência.

As inscrições deverão ser realizadas através do envio da documentação listada pelo edital exclusivamente para o e-mail: pos.maec@valenca.ifbaiano.edu.br, até as 24h do último dia de inscrição.

O público-alvo do curso é constituído por graduados em curso superior em qualquer área do conhecimento e que trabalham ou possuem interesse em atuar na área de Meio Ambiente e Agroecologia, desde que sejam portadores de diploma de nível superior, reconhecido pelo Ministério da Educação. O curso tem como objetivo geral a qualificação de profissionais, conferindo competências para a avaliação crítica, intervenção e resolução de problemas socioeconômicos e ambientais.

Metodologia Contemporânea do Ensino e da Pesquisa em Educação

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Metodologia Contemporânea do Ensino e da Pesquisa em Educação, oferecido no Campus Governador Mangabeira, está com inscrições abertas de 12 a 23 de setembro. São ofertadas 30 vagas, sendo 06 delas reservadas a candidatos negros (pretos ou pardos) e indígenas, e duas destinadas a pessoas com deficiência.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo e-mail posquifis@gm.ifbaiano.edu.br, enviando a documentação listada em Edital. O processo seletivo se dará em três etapas: análise do Currículo  Lattes, análise da carta de intenções e entrevista.

O público-alvo do curso será constituído por professores, profissionais e graduados em cursos de licenciatura e bacharelado; dando prioridade para aqueles que atuam em espaços formais e/ou não-formais da educação, desde que
sejam portadores de diploma de nível superior, reconhecido pelo Ministério da Educação.

Linguagens, Produção Textual e Estudos Culturais

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Linguagens, Produção Textual e Estudos Culturais do Campus Governador Mangabeira oferta 30 vagas com inscrições de 15 a 23 de setembro. Para se inscrever, o candidato deverá enviar a documentação descrita no edital para o e-mail pos.lpt@gm.ifbaiano.edu.br até o prazo limite para inscrição.

O público-alvo do curso é constituído, prioritariamente, por graduados em Letras Vernáculas/Português e/ou Língua Estrangeira Moderna, Pedagogia e Licenciaturas na área de Ciências Humanas, bem como professores graduados em outras áreas de atuação que comprovadamente lecionam disciplinas de Língua Estrangeira ou Vernácula, disciplinas das Ciências Humanas ou que atuam na educação infantil da rede pública ou privada, atuando em espaços formais e/ou não-formais de educação, desde que sejam portadores de diploma de nível superior, reconhecido pelo Ministério da Educação.

A seleção ocorrerá em três etapas: análise do Currículo Lattes, análise da justificativa do candidato e entrevista. Para acessar mais informações, o candidato deve ler atentamente o edital.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br