Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano marca presença na Festa Literária de Cachoeira 2023
Atualizado em 30 de outubro de 2023 às 12h28 | Publicado em 30 de outubro de 2023 às 12h28
Compartilhe nas redes sociais:

A Editora do IF Baiano ainda nem nasceu e já é esperada e divulgada em eventos literários. Entre os dias 26 e 28 de outubro, o IF Baiano esteve na Festa Literária de Cachoeira 2023, realizando palestras, expondo livros de autores da instituição e vídeos sobre o IF Baiano, além de divulgar a editora que está em vias de implantação.

A participação do IF Baiano na Flica aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Cachoeira e recebeu estudantes, professores e o público geral da Festa.  As palestras abordaram o tema “Biblioteca Pública do Estado da Bahia 212 anos: Passado, presente e o futuro”, ministrada pelo palestrante Josuel Ferreira dos Santos, servidor da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, que trabalha na implementação da Editora do IF Baiano, e  “Literaturas Locais e formação do Leitor Literário: Razões e desafios”, ministrada pelo professor Gilson Antunes, do campus Valença.

Ao discutir as literaturas locais e a formação do leitor literário, Gilson questionou o público sobre qual obra literária chacoalhou sua vida, enquanto sujeito e falou sobre o quanto a literatura marca vidas. Para ele, a formação do leitor passa por fazer da prática literária uma desconstrução. “O papel da escola é formar o leitor, mas o leitor emancipado, aquele que lê com proficiência, com maturidade, a escola proporciona o letramento literário”, afirma o docente. Ele defende que a leitura literária é um direito fundamental que não pode ser negado. 

Na plateia, havia escritores de diferentes cidades que discutiram a valorização da literatura local e até fizeram leituras e recitais de seus próprios textos. Desses escritores, duas são alunas do ensino médio, uma do IF Baiano e uma do Colégio Estadual Martinho Salles de São Francisco do Conde. 

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rafael Oliva Trocoli, e o coordenador geral de Qualificação Profissional do Instituto, Luís Gomes, estiveram presentes na abertura da palestra do dia 27. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, a editora do IF Baiano surgiu com a finalidade de acolher as obras científicas e literárias de autoria da sua comunidade acadêmica. “Desse modo, a editora do IF Baiano atenderá uma demanda reprimida, a qual tanto necessita de acolhimento no nosso Instituto. A estimativa é para publicação do primeiro edital da Editora, ainda em 2023”, conta Rafael”. A editora acolherá publicações didáticas, literárias, séries temáticas e por área de conhecimento CAPES.

Para Luís Gomes, a participação do IF Baiano, enquanto editora, nesses eventos é de fundamental importância, tanto por divulgar os nossos escritores, quanto por atrair novos autores para a editora. “Esse evento é um dos mais importantes da Bahia para o mercado editorial e está tendo um crescimento na visibilidade nacional também. Então, é importante para a gente conhecer os autores locais, para a gente criar laços com a comunidade, criar laços com autores novos que podem ser possíveis autores da nossa editora”, explica. 

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br