A Editora do IF Baiano ainda nem nasceu e já é esperada e divulgada em eventos literários. Entre os dias 26 e 28 de outubro, o IF Baiano esteve na Festa Literária de Cachoeira 2023, realizando palestras, expondo livros de autores da instituição e vídeos sobre o IF Baiano, além de divulgar a editora que está em vias de implantação.
A participação do IF Baiano na Flica aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Cachoeira e recebeu estudantes, professores e o público geral da Festa. As palestras abordaram o tema “Biblioteca Pública do Estado da Bahia 212 anos: Passado, presente e o futuro”, ministrada pelo palestrante Josuel Ferreira dos Santos, servidor da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, que trabalha na implementação da Editora do IF Baiano, e “Literaturas Locais e formação do Leitor Literário: Razões e desafios”, ministrada pelo professor Gilson Antunes, do campus Valença.
Ao discutir as literaturas locais e a formação do leitor literário, Gilson questionou o público sobre qual obra literária chacoalhou sua vida, enquanto sujeito e falou sobre o quanto a literatura marca vidas. Para ele, a formação do leitor passa por fazer da prática literária uma desconstrução. “O papel da escola é formar o leitor, mas o leitor emancipado, aquele que lê com proficiência, com maturidade, a escola proporciona o letramento literário”, afirma o docente. Ele defende que a leitura literária é um direito fundamental que não pode ser negado.
Na plateia, havia escritores de diferentes cidades que discutiram a valorização da literatura local e até fizeram leituras e recitais de seus próprios textos. Desses escritores, duas são alunas do ensino médio, uma do IF Baiano e uma do Colégio Estadual Martinho Salles de São Francisco do Conde.
O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rafael Oliva Trocoli, e o coordenador geral de Qualificação Profissional do Instituto, Luís Gomes, estiveram presentes na abertura da palestra do dia 27. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, a editora do IF Baiano surgiu com a finalidade de acolher as obras científicas e literárias de autoria da sua comunidade acadêmica. “Desse modo, a editora do IF Baiano atenderá uma demanda reprimida, a qual tanto necessita de acolhimento no nosso Instituto. A estimativa é para publicação do primeiro edital da Editora, ainda em 2023”, conta Rafael”. A editora acolherá publicações didáticas, literárias, séries temáticas e por área de conhecimento CAPES.
Para Luís Gomes, a participação do IF Baiano, enquanto editora, nesses eventos é de fundamental importância, tanto por divulgar os nossos escritores, quanto por atrair novos autores para a editora. “Esse evento é um dos mais importantes da Bahia para o mercado editorial e está tendo um crescimento na visibilidade nacional também. Então, é importante para a gente conhecer os autores locais, para a gente criar laços com a comunidade, criar laços com autores novos que podem ser possíveis autores da nossa editora”, explica.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br