Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano leva experiências exitosas para Seminário do Conif em Brasília
Atualizado em 29 de maio de 2023 às 12h46 | Publicado em 29 de maio de 2023 às 12h46
Compartilhe nas redes sociais:

Três trabalhos do IF Baiano foram aprovados para apresentação no II Seminário de Educação do Campo e Ensino Agrícola da Rede Federal, que vai acontecer de 13 a 15 de junho de 2023, em Brasília.

A primeira edição do Seminário foi realizada de forma remota e, desta vez, o evento ocorrerá presencialmente, intensificando a troca de experiências e intercâmbio de boas práticas entre os campi agrícolas de todo o Brasil. 

O Seminário é um espaço de estudos e debates sobre as dimensões de ensino, pesquisa, extensão e gestão, relacionando-as com as especificidades das propostas político-pedagógicas dos campi agrícolas da Rede Federal EPT e suas perspectivas de crescimento e fortalecimento enquanto política pública educacional de sustentabilidade do campo. O evento tem caráter propositivo e tem por finalidade dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos nesses campi que se localizam em sua maioria em área rural. 

Os trabalhos aprovados foram: 

Os produtos de Eliane e Rosimere são oriundos de suas pesquisas no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, um Programa que busca incentivar a produção de conhecimentos sobre ou voltados para a Educação Profissional através do desenvolvimento de produtos educacionais e da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. 

“O meu produto educacional é um Diário de Vivência e prática. Ele tem como objetivo compartilhar um pouco  da vivência/experiência realizada com uma estudante do ensino médio integrado do Instituto Federal Baiano e agricultores familiares, assim como, apresentar a metodologia utilizada,  relatando um pouco de cada etapa do projeto de extensão que se materializou  a partir da prática do estágio de vivência”, explica Rosimere.

Para ela,  a oportunidade de participar dessa seleção de relatos de experiências exitosas ocorridas nos Institutos Federais é uma boa oportunidade de socializar seu produto educacional com outros espaços que não fossem o IF Baiano. “A prática do estágio de vivência oportuniza aos estudantes dialogarem com outros saberes, fazendo uma correlação entre teoria e prática, além de possibilitar que o ensino ultrapasse os muros da escola, indo até a comunidade, associada à prática da pesquisa e da extensão”. 

Durante a pesquisa de Eliane, surgiram reflexões significativas que possibilitaram aos/às estudantes desconstruírem ou reconstruírem alguns imaginários sobre o rural e o agrícola, associados no imaginário popular a atraso, trabalho excessivamente manual, dificuldades de renda e qualidade de vida, urbano como desejo de futuro. A partir da ressignificação desse imaginário, Eliane e os alunos construíram fichas com sugestões metodológicas para trabalhar questões do campo em sala de aula.

Em suas aulas de Projetos Integradores, a professora Patrícia levou os alunos de Agropecuária e Química para analisar situações problemas vivenciadas pelos agricultores da comunidade de Água Grande e, então, sugerir soluções. Eles se debruçam sobre problemas relacionados à qualidade do solo, como desenvolver sistema de irrigação, criação de animais, plantações, hortas, qualidade da água, entre outros. “É uma forma de a gente estar integrando os dois cursos com uma problemática real”, afirma a docente. 

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br