IF Baiano lança Portal para acompanhamento de egressos
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h39 | Publicado em 16 de dezembro de 2016 às 17h25

Conheça o conteúdo da página e responda o Questionário do Egresso.

Criado em 2008 com a proposta de promover educação pública, acessível e de qualidade, o Instituto Federal Baiano já marcou a trajetória de muitos alunos que passaram pela instituição. À vista disso, para acompanhar os caminhos trilhados pelos egressos após essa vivência e fortalecer o relacionamento com eles, o IF Baiano criou o Portal do Egresso, acessível pelo endereço https://ifbaiano.edu.br/portal/egressos/.

egressos-para-facebookO site é uma das ações previstas no Programa de Acompanhamento de Egressos, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Ensino, sob a gerência da Diretoria de Assuntos Estudantis. Ao acessar o portal, o egresso tem à disposição opções de cadastro de curriculum em empresas que oferecem oportunidades de emprego; acesso a bibliotecas virtuais e portais de periódicos; divulgação de oportunidades de participação em eventos para egressos; informações sobre cursos capacitação profissional; espaço para exposição de dúvidas, opiniões, sugestões e depoimentos; entre outros conteúdos.

De acordo com a servidora e membro da equipe da Coordenação de Geral de Assistência Estudantil, Cristiane Ferraz, a ideia do site é contribuir para que os egressos prosperem num mercado de rápida mutação e competitivo que demanda contínuo aperfeiçoamento. Outra proposta do Portal é avaliar o percurso profissional dos egressos do Instituto e construir um banco de dados com as as informações obtidas. Para isso, está sendo disponibilizado na página o Questionário do Egresso, a ser respondido pelos egressos de forma contínua. “A pesquisa pretende obter um retorno quanto aos indicadores de qualidade dos profissionais que a instituição vem formando inferindo a efetiva contribuição do instituto para a sociedade”, esclarece Cristiane.

São considerados egressos do IF Baiano, discentes que concluíram curso ofertado pela Instituição.

Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE)

O Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE) visa avaliar o impacto da formação que o Instituto oferece para a sociedade.“Para o IF Baiano, o egresso é um representante que tem grande potencial de fazer a diferença na forma como a instituição é percebida e também ajuda a preservar a sua história e tradições garantindo o avanço global da organização”, salienta Cristiane.

Outros objetivos do PAE são: descrever a elaboração e implantação de uma metodologia para compreender e refletir sobre as condições de formação e inserção do egresso no mundo do trabalho; disponibilizar ferramentas que visem aproximar a formação profissional do egresso às suas expectativas e as demandas da sociedade; e constituir-se em recurso fundamental à construção de indicadores e políticas que possibilitem o aperfeiçoamento das ações institucionais, favorecendo a implementação de mudanças curriculares e estratégias de ensino.