IF Baiano lança editais dos programas de assistência estudantil
Atualizado em 30 de janeiro de 2020 às 15h56 | Publicado em 30 de janeiro de 2020 às 15h26

Inscrições são específicas para cada campus, variando de acordo com o calendário acadêmico das unidades.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) lançou editais de programas que buscam incentivar a participação de discentes, dos cursos das modalidades presencial e à distância, em pesquisas, eventos tecnológicos e produções culturais, além de conceder auxílio financeiro para custeio de moradia, alimentação e transporte.

As datas de inscrição são específicas para cada campus, variando de acordo com o calendário acadêmico das unidades. Para se informar sobre os períodos letivos, os estudantes podem consultar os murais dos campi ou contatarem as diretorias acadêmicas.

“Os programas são de extrema importância para muitos alunos que se encontram em grande vulnerabilidade social em face da natureza do IF Baiano, que promove educação de qualidade nos lugares onde ela é mais necessária”, comenta o Diretor de Assistência Estudantil do IF Baiano, Diego Reis, sobre a importância dos programas de assistência estudantil para o corpo discente do instituto.

Conheça os programas, suas especificidades e prerrequisitos de participação:

PROPAC

O Programa de Incentivo à Participação Político Acadêmica (PROPAC) tem o objetivo de apoiar financeiramente os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica em eventos das áreas científica, acadêmica, tecnológica e estudantil.

As inscrições valem para todos os campi do IF Baiano e podem ser feitas no setor de Coordenação de Assuntos Estudantis ou no Polo de Apoio Presencial com prazo mínimo de 30 dias e prazo máximo de 60 dias de antecedência ao evento de pretensão de participação. Para a seleção, é preciso que os alunos obedeçam os pré-requisitos e preencham os formulários anexados ao edital do certame. Já o valor do auxílio é determinado de acordo com a demanda e o orçamento de cada Campus.

PINCEL

O Programa de Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer (PINCEL) visa beneficiar estudantes através de auxílio financeiro para a participação deles em atividades artísticas, culturais, esportivas e lúdicas acadêmicas. As inscrições podem ser realizadas na Coordenação de Assuntos Estudantis do Campus ou no Polo de Apoio Presencial com prazo mínimo de 30 dias e prazo máximo de 60 dias de antecedência da data de início da atividade. Por isso, os alunos precisam estar atentos aos pré-requisitos e à documentação exigida em edital.

O resultado final é divulgado 15 dias após a solicitação e entrada com os documentos no setor responsável. O valor do auxílio depende do orçamento e das demandas de cada campus.

PAE

O Programa de Auxílios Eventuais (PAE) visa contribuir para o atendimento de diferentes demandas de saúde apresentadas pelos estudantes e/ou identificadas pela equipe de profissionais da assistência estudantil ou demais servidores do IF Baiano.

Os alunos que necessitam de exames médicos e odontológicos, acompanhamento psicoterapêutico, da compra de medicações prescritas por médico ou dentista, aquisição de óculos de grau, tratamento dentário, compra de cama e colchão para tratamento, e outras especificidades, podem se inscrever no programa. Mas, para isso, é preciso ficar atento aos pré-requisitos para participação, pois além de frequência acadêmica, é necessário que o aluno comprove renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio vigente e entregue, no momento da inscrição, outros documentos que comprovem a situação.

A entrega desses atestados acontece no momento da inscrição, que deve ser feita no Polo de Apoio Presencial ou na Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) do campus, de acordo com o calendário acadêmico. Após isso, o estudante precisa esperar até 15 dias e, com a aprovação formalizada, procurar as orientações na CAE, uma vez que o valor do auxílio depende do orçamento e da demanda de cada polo do IF Baiano.

PAISE

O Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante (PAISE) tem o objetivo de conceder auxílios fixos e mensais para moradia, alimentação, transporte, permanência, creche, dentre outros, a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica do IF Baiano. Além disso, concede ajuda de custo anual para a aquisição de materiais acadêmicos e uniforme, e semestral para despesas com cópia e impressão.

Os valores dos auxílios estão contidos no edital do programa variando de R$ 20,00 a R$ 350,00, a depender do tipo de solicitação, que pode ser feita no Polo de Apoio Presencial ou na Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) do campus. O período de inscrição e a data do resultado variam de acordo com o calendário de cada unidade do IF Baiano.