IF Baiano lança editais do Programa de Gestão do Teletrabalho
Atualizado em 1 de abril de 2022 às 16h32 | Publicado em 1 de abril de 2022 às 16h32

As inscrições para servidores lotados na Reitoria vão de 04 a 10 de abril

O Instituto Federal Baiano acaba de publicar os primeiros editais de seleção de servidores para teletrabalho. No período entre 04 e 10 de abril, os servidores lotados na Reitoria do IF Baiano poderão se candidatar às vagas de teletrabalho nos regimes parcial e integral, através do Sistema Único de Administração Pública – SUAP, no módulo Gestão de Pessoas.

No dia 1 de fevereiro de 2022, o Conselho Superior aprovou a Resolução 182/2022, que regulamenta a implantação do Programa de Gestão do Teletrabalho no âmbito do IF Baiano. A Reitoria foi a primeira unidade da instituição a lançar seus editais de seleção (os Editais 29 e 30), nesta quinta-feira, 31. Os 14 campi do IF Baiano lançarão em breve seus editais com cronogramas próprios, respeitada a autonomia de cada unidade.

O servidor interessado em se candidatar deve atentar para as vagas disponibilizadas para o teletrabalho integral e para o parcial. Além de observar, os critérios de participação e conhecer o teor da Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020, expedida pelo Ministério da Economia, e da Resolução CONSUP/IF BAIANO nº 182, de 1º de fevereiro de 2022.

As vagas para o regime integral e para cada percentual do parcial foram definidas pelas chefias de cada setor, considerando a natureza dos cargos e de suas atividades. Os servidores que aderirem ao teletrabalho deverão elaborar Plano de Trabalho com as atividades semanais e acordar com a chefia imediata. O desempenho do servidor será acompanhado por sua chefia, para mensuração das entregas previamente acordadas.

De acordo com a diretora de Gestão de Pessoas, Luciana Cleide da Cruz Damasceno, o Programa de Gestão do Teletrabalho oferta às instituições uma nova forma de organização da força de trabalho, estabelecendo uma nova condição, que é o controle das entregas e não da frequência, além de possibilitar maior flexibilidade, transparência e alteração nos modelos atuais de trabalho.

“As nossas perspectivas quanto à implementação do Programa de Gestão no Instituto são muito boas, não só quanto à promoção da gestão da produtividade e da qualidade das entregas, mas também na melhoria da qualidade de vida dos servidores participantes e do alcance dos objetivos institucionais. O caminho a ser trilhado, a partir de agora, é o de romper paradigmas e o contínuo aprendizado”, afirma a diretora.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 25 de abril e nos dias 25 e 26 haverá treinamento no SUAP para as chefias e os participantes. Entre 27 de abril e 03 de maio, os participantes deverão enviar o primeiro Plano de Trabalho para a chefia imediata e, no dia 09 de maio, o Programa de Gestão do Teletrabalho iniciará.