Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano lança editais de seleção de estudantes para cursos técnicos integrados e subsequentes com ingresso em 2024
Atualizado em 10 de outubro de 2023 às 10h02 | Publicado em 5 de outubro de 2023 às 12h42

Os processos seletivos irão preencher quase 1500 vagas em cursos técnicos Integrados e Subsequentes ao Ensino Médio

Compartilhe nas redes sociais:

Iniciaram-se os processos seletivos para ingresso de estudantes nos cursos técnicos e subsequentes do Instituto Federal Baiano – IF Baiano em 2024. A instituição possui 14 campi, distribuídos pelo interior da Bahia, nas cidades de Alagoinhas, Catu, Bom Jesus da Lapa, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença, Uruçuca e Xique-Xique. Cada unidade lança seu próprio processo seletivo para preenchimento de vagas em cursos técnicos Integrados e Subsequentes. Já estão abertos editais de seleção de estudantes em 6 campi, reunindo 1.444 vagas.

As inscrições são gratuitas, realizadas pela internet ou presencialmente nas unidades, nos dias informados por cada edital. O candidato pode escolher duas opções de cursos e será convocado para a segunda opção somente se houver vaga remanescente, após a chamada dos candidatos classificados em primeira opção.

Confira quais são os campi com oferta de vagas:

O campus Valença iniciou as inscrições no dia 27 de setembro e encerrará no dia 8 de novembro. As oportunidades são para os cursos técnicos em Agropecuária (90 vagas) e Agroecologia (90). Para concorrer, os interessados devem realizar inscrição online, preenchendo o formulário digital disponível na página do processo. Já as inscrições presenciais serão feitas às segundas e quintas, das 14h às 17h, e às quartas, das 9h às 12h no Campus Valença, localizado na rua Glicério Tavares, s/n. Bate Quente – Valença. Para dúvidas, os candidatos podem entrar em contato através do e-mail: prosel.ingresso@valenca.ifbaiano.edu.br

O campus Itapetinga está com oferta de vagas nos Cursos Técnicos Integrados em Agropecuária (80), Agroindústria (35) e em Meio Ambiente (80). O período de inscrições vai de 2 outubro a 7 de novembro. Para concorrer, os interessados devem realizar inscrição online, preenchendo formulário digital disponibilizado na página do processo. Também será possível realizar a inscrição de forma presencial no endereço Av. Júlio José Rodrigues – Clerolândia, CEP: 45700-000 – campus Itapetinga, de 2 de outubro a 7 de novembro, em dias úteis de 8h às 12h e 14h às 18h, exceto nos dias 13 de outubro e 3 de novembro, que serão ponto facultativo no campus. Para esclarecer dúvidas, os candidatos podem entrar em contato através do e-mail: prosel@itapetinga.ifbaiano.edu.br.

Ocampus Xique-Xique oferta vagas em cursos técnicos na forma Subsequente ao Ensino Médio – EAD – Noturno em Secretaria Escolar (40), Multimeios Didáticos (40) e Vendas (40). As inscrições iniciaram dia 4 de outubro e encerram no dia 24 de outubro. Para concorrer, os candidatos devem realizar inscrição online, preenchendo o formulário digital que está disponível na página do processo seletivo. Para os(as) candidatos(as) que não tenham acesso à internet, serão disponibilizados, entre os dias 09 a 13 de outubro, pontos de apoio no Campus Xique-Xique, localizado na Rodovia BA 052, Km 458, s/n, para a realização da inscrição presencial.

Todas as etapas do processo de ingresso devem ser acompanhadas nesta página. Detalhamento do processo seletivo está disposto no Edital

Dúvidas devem ser encaminhadas por e-mail para: prosel@xique-xique.ifbaiano.edu.br

Bom Jesus da Lapa

O campus Bom Jesus da Lapa está com um total de 120 vagas abertas, de 10 de outubro a 10 de novembro, para o ingresso de estudantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio. As oportunidades são para os cursos técnicos em Agricultura (40), Agroecologia (40) e Informática (40). Para concorrer, os interessados devem realizar inscrição online, preenchendo o formulário digital que estará disponível na página do processo. Para os(as) candidatos(as) que não tenham acesso à internet, durante o período das inscrições, serão disponibilizados pontos de apoio para inscrições presenciais no Campus Bom Jesus da Lapa: de segunda à sexta-feira (das 8h às 12h e das 14h às 16h) . Endereço: BR 349, Km 14 – Zona Rural, Bom Jesus da Lapa.

Para dúvidas, os candidatos podem entrar em contato através do e-mail: prosel.lapa@ifbaiano.edu.br

Uruçuca

O campus Uruçuca está com inscrições abertas para 265 vagas em cursos técnicos na modalidade Integrada e Subsequente ao Ensino Médio. Serão oferecidas oportunidades para os cursos técnicos integrados em Guia de Turismo (40) e Informática (70). Já para os técnicos subsequentes serão oferecidas vagas em Agrimensura (35); Agropecuária (80 – I e II Semestre); Alimentos (40). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online, na página do página do processo seletivo, no período de 6 de outubro a 5 de novembro, como também presencialmente na biblioteca do Campus Uruçuca de segunda à sexta-feira das 08h00 à 12h00; de 13h00 à 16h30 e das 18h30 às 22h00), no período de 06/10 a 06/11, exceto nos dias 12/10, 13/10, 02/11 e 03/11. O campus fica localizado na rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia

Governador Mangabeira

O campus Governador Mangabeira divulgou os editais para o processo seletivo, com um total de 759 vagas disponíveis em cursos Técnicos nas modalidades Subsequente e Integrada ao Ensino Médio presenciais e EaD. Serão oferecidas oportunidades para os cursos técnicos integrados em Agroindústria (35); Agropecuária (35); Informática (70). Já para os técnicos subsequentes serão oferecidas vagas em Alimentos (70); Agropecuária (35); Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (70). O campus também ofertará vagas em quatro cursos técnicos na modalidade de Educação a Distância: Secretaria Escolar (40); Informática (104); Rede de Computadores (260) com duração de 18 meses e Vendas (40) com duração de 12 meses.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no período de 6 de outubro a 10 de novembro, tanto de maneira virtual (até às 23h59) através da página do processo seletivo, quanto presencialmente no Campus – Governador Mangabeira, nos dias e horários especificados nos editais.

Para maiores informações consulte o edital.

Dúvidas devem ser encaminhadas por e-mail para: prosel@gm.ifbaiano.edu.br

Critério de seleção

O critério de seleção para os cursos Técnicos Integrados se dará por meio da Média Final resultante das médias dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental, através de análise do histórico escolar anexado à documentação no ato de inscrição. São requisitos para o ingresso nos cursos Integrados, após aprovação: ter concluído o Ensino Fundamental II (9º ano), até o momento da matrícula e apresentar a documentação exigida pelo edital no ato da matrícula.

Já para ingressar nos cursos Subsequentes, os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio. Cada unidade definirá seu critério de seleção. O campus Itaberaba, por exemplo, utilizará a análise do Histórico Escolar como critério de seleção, considerando as médias dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 2º ano do Ensino Médio para calcular a Média Final dos candidatos inscritos.

Esta matéria será atualizada, à medida que os novos editais sejam lançados. Para conferir a documentação necessária para a inscrição e a matrícula e acessar os links de inscrições, acesse a página dos Processos Seletivos em:

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br