IF Baiano lança livro com orientações para produção de material didático para EAD
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h15 | Publicado em 16 de abril de 2021 às 17h31

Produzir materiais didáticos para cursos a distância requer habilidades e conhecimentos específicos. Para auxiliar os professores do IF Baiano na elaboração de conteúdos para a Educação a Distância (EAD), Fernanda Sanjuan, Karina Nery, Lorena Grisi, Luciana Castro, Tamilis Cerqueira e Wasley Santos produziram o livro “Diretrizes teóricas e práticas para a produção dos materiais didáticos escritos da EaD do IF Baiano”. O lançamento da obra ocorreu nesta quinta-feira (15) no canal do Youtube da Educação a Distância do IF Baiano.

Além dos autores, que apresentaram ao público cada capítulo do e-book, participaram do lançamento o reitor do Instituto, Aécio José Duarte, o pró-reitor de Ensino, Ariomar Rodrigues e o diretor de Educação a Distância, Thonny Hawany. Para o pró-reitor Ariomar, a publicação do livro é um marco significativo para a Pró-reitoria de Ensino e para o Instituto como um todo, ele ressaltou o caráter norteador das diretrizes que contribuem para a construção do IF Baiano que a instituição deseja para o futuro.

O reitor também destacou a importância do livro e do papel dos servidores que compõem a Diretoria de Educação à Distância (DEAD) para a instituição. “Esse trabalho e tudo que tem sido feito pelo grupo diminuto, tão resistente e abnegado da EAD para identificar o nosso Instituto como uma instituição ofertante de Educação a Distância precisam ser enaltecidos”, afirmou o reitor na abertura do evento.

O e-book apresenta diretrizes e orientações teóricas e práticas para que os professores-autores da Educação a Distância possam produzir seu próprio material didático. Para a docente Karina Nery, uma das autoras do livro, este é um momento histórico para EAD, pois essa iniciativa configura como fortalecimento da identidade da EAD do IF Baiano e também como fortalecimento da própria educação profissional na Bahia.

As orientações abrangem desde a linguagem e estratégias didáticas de mediação da aprendizagem, até a normatização e a acessibilidade do material. A obra de caráter formativo e informativo é composta pelos seguintes capítulos: Sobre a Educação a Distância; Cadeia de Produção do Material Didático; Características do Texto de EAD; Normatização; Acessibilidade; e, por fim, Propriedade Intelectual e Direitos Autorais.

Baixe gratuitamente uma versão do e-book Diretrizes teóricas e práticas para a produção dos materiais didáticos escritos da EaD do IF Baiano aqui!