IF Baiano já entregou quase 6 mil kits de alimentação durante pandemia
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h14 | Publicado em 13 de abril de 2021 às 15h33

Cerca de 6 mil kits de alimentação foram distribuídos pelo IF Baiano durante a pandemia

Diante da situação de emergência sanitária ocasionada pela pandemia da Covid-19, o IF Baiano vem promovendo uma série de ações de enfrentamento aos impactos sofridos pelo comunidade acadêmica durante este período. Uma delas é a distribuição de kits de alimentação para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em quase um ano, já foram distribuídos aproximadamente 6 mil kits alimentares em todos os 14 campi do IF Baiano, visando garantir que os estudantes tenham segurança alimentar para a permanência e êxito nos estudos, realizados de forma remota.

A ação, instituída pela Instrução Normativa 25/2020, é realizada com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes, e também com o orçamento da Assistência Estudantil destinado aos campi. Para o diretor de Assuntos Estudantis, Diego Reis, é de salutar importância a realização de ações, como as que o IF Baiano vem desenvolvendo, na busca de garantir a subsistência básica da sua comunidade acadêmica e suas famílias. Ele destaca que estudos comprovam uma relação direta entre a nutrição e o desempenho acadêmico e indicam também a relação entre a pobreza e a evasão escolar.

“Estudos publicados recentemente apontam que a população que vive abaixo da linha da pobreza triplicou nos últimos doze meses, atingindo 27 milhões de brasileiros. Em um contexto no qual mais da metade das famílias do país não têm acesso pleno e permanente a gêneros alimentícios básicos, estamos assistindo a fome se espalhar em uma velocidade assustadora”, relata Diego. Ele pontua ainda que as ações de engajamento social que aconteceram no início da pandemia perderam força devido ao auxílio emergencial e, depois que ele foi suspenso, essas ações de solidariedade não foram reforçadas pela população.

Campus Itapetinga entrega 502 kits a estudantes mensalmente

“Não é possível pensar em acesso, permanência e êxito estudantil sem antes agir para a garantia da alimentação básica de nossa comunidade. Nossa missão é transformar a vida de nossos alunos através da educação pública, gratuita e de qualidade e para que isso seja possível, é necessário que eles estejam vivos e que possam dedicar-se a seus estudos sem precisar pensar se terão ou não a próxima refeição”, afirma o diretor de Assuntos Estudantis.

A maioria dos gêneros alimentícios dos kits provém da agricultura familiar. Alguns campi incluíram também produtos de higiene e limpeza, como é o caso do campus Itapetinga que vem distribuindo aos seus alunos álcool produzido pela própria unidade. Segundo a coordenadora de Assistência Estudantil do campus, Adriana Oliveira de Souza Silva, aproximadamente 80% dos alunos matriculados vêm sendo beneficiados pela ação que é realizada pela equipe com criterioso cuidado para não aglomeração e muito carinho desde a escolha dos itens até a entrega.