IF Baiano integra programação da Mostra Interterritorial Científica e Tecnológica da Bahia
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h55 | Publicado em 20 de julho de 2020 às 16h39

Evento da SNCT 2019 será realizado de forma virtual e está com inscrições abertas

A ser realizada integralmente online, atendendo às recomendações das autoridades mundiais em saúde, de 27 a 31 de julho, a “Mostra Interterritorial Científica e Tecnológica da Bahia:  tecnologia, inovação e vivências no rural”, está com inscrições abertas e contará com a participação de docentes e pesquisadores do Instituto Federal Baiano, como palestrantes e debatedores, e do reitor da instituição, Aécio José Duarte, na abertura dos trabalhos.

O evento faz parte da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2019), cujo tema é “Bioeconomia – Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, e irá debater sustentabilidade, bioeconomia, agroecologia e segurança alimentar.  Foi elaborado a partir da Rede Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, mediante parceria entre o Instituto Federal Baiano, as Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Rural (Bahiater, CEPEX, CAR), de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Brasileira, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e o Centro de Cultura do Vale do Iguape.

As inscrições para ouvintes estão abertas. A programação completa da Mostra está disponível no site do evento. Todas as atividades serão transmitidas através do canal do Instituto Anísio Teixeira no YouTube e no Facebook da Mostra Interterritorial Científica e Tecnológica da Bahia. Além do Facebook, o evento também conta com perfil no Instagram, que traz novidades sobre as atividades.

Participação do IF Baiano

No dia 27 de julho, às 13h, o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, participa da mesa de abertura oficial do evento, que será composta também por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), organizadora do evento, e de instituições parceiras (SEC, SECTI, UNILAB, UFRB, CECVI, Nyemba). A mediação será feita pelo Coordenador Executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica da SDR, José Tosato.

Confira a participação de docentes e servidores da instituição nas mesas redondas e seminário:

Dia 27/07

• A bióloga e docente do IF Baiano, Thaís Lopes, compõe a mesa redonda “Bioeconomia e Mudanças Climáticas”, Lopes tem seu trabalho voltado à área de meio ambiente, gestão ambiental, saneamento ambiental, tratamento de efluentes, gestão de resíduos sólidos, recuperação de áreas degradadas e avaliação do ciclo de vida.

Dia 28/07

• Na terça-feira, 28, a mesa redonda “Nexus Água, Alimentos e Energia” conta com a presença da docente e pesquisadora do IF Baiano – Campus Santa Inês, Tharcilla Braz. Doutora pelo programa de Biotecnologia na Universidade Estadual de Feira de Santana-Fiocruz, Braz tem atuação e desenvolve projetos nas áreas de genética, microbiologia e imunologia.
  • Integram a mesa “Educação no Campo e Quilombola”, a docente do IF Baiano, Cassiana Almeida (debatedora) e a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IF Baiano, Hildonice Batista (mediação).

Dia 29/07

Dia 31/07

Confira a programação completa da Mostra Interterritorial Científica e Tecnológica da Bahia aqui

Sobre a SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. É uma ação realizada pelo Ministério de Ciência,Tecnologia, Inovação e Comunicação, por meio da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência (CGPC) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

*Com informações da assessoria da Mostra Interterritorial Científica e Tecnológica da Bahia