Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano integra livro sobre bananicultura feito em parceria com Epamig e UFV
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h18 | Publicado em 15 de março de 2021 às 17h40
Compartilhe nas redes sociais:

Foi lançado na última quinta-feira, 11, o livro “Banana: do plantio à colheita”, publicação que é uma parceria de pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. A cerimônia de lançamento foi realizada em formato virtual, com transmissão pelo canal da Epamig no YouTube.

Assinam a obra os autores Sérgio Luiz Donato (IF Baiano), Aluízio Borém (UFV) e Maria Geraldo Rodrigues (Epamig).

Durante o evento, o professor titular e pesquisador do IF Baiano no Campus Guanambi e um dos editores do livro, Sérgio Luiz Donato, ministrou palestra sobre a importância da formação e da informação técnico-científica para a bananicultura profissional, destacando os objetivos do livro nesse contexto. “O livro é uma ferramenta de difusão, de transferência de tecnologia, e que foi construído por profissionais com vivências diferentes, com experiências diferentes, em seus países e nas suas instituições”, ressaltou. 

Durante evento online, pesquisador apresentou contribuições do livro para a bananicultura.

O evento também contou com palestras de outros pesquisadores, que discutiram perspectivas da fitossanidade em um mundo globalizado, tendências de sistemas de cultivo orgânico e para o mercado de banana.

Livro traz informações úteis e práticas para interessados em bananicultura 

O objetivo do livro é abordar as principais técnicas e as tecnologias mais recentes aplicadas à produção da banana, reunindo textos escritos por especialistas do Brasil e do exterior. O conteúdo e a linguagem pretendem atender as necessidades de estudantes, pesquisadores, extensionistas, produtores e demais envolvidos na cadeia produtiva de banana no Brasil.

Livro atende os interesses de diversos públicos envolvidos na cadeia produtiva da banana.

De acordo com a coordenadora do Programa de Pesquisa em Fruticultura da Epamig e uma das editoras do livro, Maria Geralda Vilela, os trabalhos desenvolvidos pelos autores e coautores vêm de longa data. Segundo ela, os capítulos contêm ricas fontes de informações úteis e práticas aos interessados na produção de banana.

“A obra é o resultado da experiência de pessoas que são referências na cultura da banana, seja experiência científica, técnica ou de campo. O que nós editores esperamos é que essa obra seja útil e que ajude no dia a dia da condução de uma lavoura. Desejamos sucesso aos envolvidos na cadeia produtiva da banana. É tudo que a gente espera. Poder contribuir com a atividade e com as pessoas envolvidas na atividade”, enfatiza Maria Geralda.  

É possível adquirir o livro no site da Editora UFV

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br