IF Baiano informa sobre problemas na entrega de e-mails do servidor Hotmail
Atualizado em 3 de novembro de 2016 às 09h36 | Publicado em 27 de outubro de 2016 às 13h46

27/10/16 – Usuários devem informar e-mails alternativos para correspondência. A falha no recebimento é temporária.

O IF Baiano solicita que candidatos de processos seletivos, concursos e outras seleções (em andamento ou concluídos) do IF Baiano e que possuam contas de e-mail do provedor Microsoft, atualizem seus cadastros junto à instituição, informando contatos alternativos de correio eletrônico.

Devido a problemas na confirmação de envio das mensagens ao provedor de serviços Microsoft, usuários externos que detenham contas com endereços terminados em @hotmail.com, @live.com, @outlook.com ou @msn.com podem não estar recebendo correspondências oriundas do IF Baiano. Em relação aos e-mails destinados ao IF Baiano, o fluxo segue normalmente.

“Não possuímos a garantia que as mensagens foram entregues à caixa postal ou não. Ao provedor, cem por cento das mensagens são entregues. Os usuários internos, não possuem garantia que das mensagens enviadas ao hotmail são entregues aos destinatários pelo provedor”, esclarece o analista de T.I., Astor Palmeira.

Dessa forma, o IF Baiano orienta que os usuários externos entrem em contato com o a instituição e forneçam outros endereços de e-mail para correspondência. Candidatos aprovados no concurso público 2015 do IF Baiano devem informar novos contatos de e-mail ao NUING, encaminhando para dgp.nuing@ifbaiano.edu.br. Em relação aos candidatos ao Processo Seletivo de Ingresso de Estudantes 2017, orienta-se que atualizem os e-mails cadastrados, acessando https://ifbaiano.edu.br/portal/ingresso-de-estudantes-2017/inscricoes/.

“Quanto aos usuários do IF Baiano, para garantir que o destinatário esteja ciente de comunicados importantes, pedimos que solicitem aos destinatários confirmação de resposta, efetivamente respondendo o e-mail, solicitar outros endereços de e-mail de outros provedores e telefone para contato”, complementa o analista.

A Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) do IF Baiano já entrou em contato com o suporte da Microsoft. Como resposta, a empresa informou que o servidor principal para envio e recepção de e-mails não apresenta problemas ou baixa reputação no momento. “Entretanto, outros endereços IP que foram utilizados no passado nos colocaram no status de ‘condicionalmente mitigados’. Estamos seguindo as recomendações do provedor para nos remover dessa condição também. Ratificamos que essa situação é enfrentada também por outros órgãos e instituições”, ressalta Palmeira.

Ainda segundo a DGTI, o tráfego de correio eletrônico e os alertas de blacklist são regularmente monitorados e medidas são devidamente aplicadas para conter os comportamentos anormais do sistema. “Estamos em constante evolução da infraestrutura, sempre revisando e nos mantendo aderentes as boas praticas técnicas. Ainda como parte desse esforço, a DGTI compõe a comissão que está revisando as “Normas de uso de e-mail”, que contemplam medidas para reduzir a possibilidade de incidentes dessa natureza, tais como: politica de senhas, cotas, homologação de softwares para conexão nos servidores de correio, padronização de endereços, além de analisar outras abordagens”.