IF Baiano implementa seu Repositório Institucional
Atualizado em 29 de setembro de 2023 às 10h53 | Publicado em 29 de setembro de 2023 às 10h53

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano inaugurou, no dia 24 de agosto de 2023, o Repositório Institucional – RI, com o uso do softawe DSpace. O RI tem como objetivo disponibilizar de forma virtual a produção científica e acadêmica do Instituto Federal Baiano, contribuindo para disseminação da produção de seus pesquisadores e preservação da memória institucional.

De acordo com o servidor que supervisiona a implementação do RI, lotado na Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, Josuel Ferreira dos Santos, a relevância da implementação do repositório se deve ao avanço das tecnologias de informação e comunicação que promoveram mudanças significativas na produção e disseminação do conhecimento científico, informações antes produzidas somente em formato papel.  “Agora, [as informações] são produzidas e disponibilizadas no ambiente virtual, tornando repositórios institucionais de vital importância para promover a guarda, preservação e livre acesso a produção institucional”, afirma o servidor.

“A implementação do repositório digital DSpace no IF Baiano representa um marco para a sua comunidade acadêmica, visto que, funções de armazenamento, gerenciamento e visibilidade da produção científica poderão ser usadas e, consequentemente, a difusão do conhecimento produzido no IF Baiano será elevada,” explicou Rafael Oliva Trocolli, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação.

Para maiores informações sobre o repositório, é possível enviar dúvidas para o e-mail: repositorio@ifbaiano.edu.br