IF Baiano fortalece internacionalização através do Sinter e da Missão Cameroun
Atualizado em 7 de dezembro de 2022 às 17h57 | Publicado em 7 de dezembro de 2022 às 17h40

Instituto implantará Centros de Línguas Estrangeiras e recebe professora argentina, Patrícia Acosta, para divivir sua experiência na área

Nesta quarta-feira, 07, aconteceu o III Simpósio de Internacionalização do IF Baiano, que ocorre dentro da programação do Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão do IF Baiano. A mesa de abertura contou com a palestra da professora Patrícia Acosta, secretária de Políticas Linguísticas da Universidad Nacional de Cuyo – Argentina.  A palestra trouxe o tema: Acciones y perspectivas de internacionalización en la implantación de Centro de Lenguas en instituciones educativas. O evento foi transmitido pela TV Bem Baiano e a programação está hospedada no canal do Youtube.

O IF Baiano recebe a professora argentina no momento em que está implementando os Centros de Línguas Estrangeiras na instituição. Em sua palestra, Patrícia destacou a importância dos Centros de Línguas para a interculturalidade. “A interculturalidade é fundamental, porque mostra ao estudante o respeito pela diversidade, as maneiras distintas de viver no mundo, o respeito pelo diferente e o respeito para entender as realidades de cada cultura, de cada pessoa, de cada país”, explicou a docente ao público do III Sinter.

A internacionalização é uma prioridade para o IF Baiano que vem aumentando o diálogo e as parcerias com instituições estrangeiras, entendendo que as trocas culturais e científicas são muito importantes para os alunos. “Eu creio que o trabalho do IF Baiano ao longo desses anos em torno da internacionalização tem dado bons frutos, mesmo diante de toda a adversidade. Agora, estamos com a Missão Internacional em Cameroun, estamos aqui com a professora Patrícia Acosta para nos ensinar como montar nossos Centros de Línguas Estrangeiras em cada unidade do IF Baiano para proporcionar mais um processo de inclusão”, afirma a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Hildonice Batista.

A professora convidada, Patrícia Acosta, palestrou acompanhada da professora do Campus Santa Inês, Marilete Cândido de Matos Previero, sobre línguas e interculturalidade

Ela pontua que, com os Centros, as línguas estrangeiras não serão estudadas pelos alunos apenas como parte integrante dos componentes curriculares e de forma obrigatória, mas serão estudadas como forma de promover a interculturalidade e a construção de um conhecimento solidário em todo o mundo.

A aluna do curso técnico de Química, do Campus Catu, Maria Clara de Jesus Vales, teve uma experiência de internacionalização ao levar sua pesquisa para uma Feira Internacional no Chile, a Milset. Ela conta que nunca imaginou sair do seu próprio país sozinha aos 17 anos e que, apesar do medo, a experiência de estar em contato com outras línguas, culturas e realidades foi maravilhosa. Para ela, viver tudo isso só foi possível graças ao IF Baiano. “Quando você entre na pesquisa científica, quando você entra no IF Baiano, você já é diferente, você escolhe ser diferente, porque o ensino aqui não é qualquer ensino, a gente tem um ensino público de qualidade”, afirma.

Parcerias com países africanos

Em 2022, o IF Baiano vem estreitando laços e parcerias com instituições de ensino em países africanos. Enquanto acontece o Sinter, em Catu, uma equipe do IF Baiano está em Camarões, desde o dia 04 de dezembro, para uma missão de prospecção, fruto de um pedido de cooperação pela Escola Prática de Agricultura de Binguela  (EPAB)/Cameroun para Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que fez a mediação entre as duas instituições e financia a Missão.

As necessidades da EPAB, escola de Cameroun, são de natureza pedagógica e didática (melhoramento da qualidade de materiais de capacitação, apoio ao empreendedorismo, à agricultura familiar e à inserção dos jovens), de natureza infra estrutural (salas técnicas, laboratórios, documentação, acomodação e alojamento de estudantes) e de natureza tecnológica  (melhorar a qualidade e a relevância dos conhecimentos e tecnologias disseminadas pela EPAB aos alunos e comunidades parceiras).

A delegação do IF Baiano é composta por Cinira de Araújo Farias Fernandes; coordenadora do Curso Superior em Agroecologia; Felizarda Viana Bebé, coordenação de Pesquisa do Campus Guanambi; Polliana Azevedo Monteiro; assessora de Relações Internacionais; Uilma dos Santos Reis, coordenadora-geral do Programa Qualifica Mais Progredir; e Luís Henrique Alves Gomes, coordenador de Qualificação Profissional.

Em agosto deste ano, também iniciou-se uma parceria com outro país africano: Moçambique. A Missão Moçambique recebeu no campus Valença uma delegação moçambicana que veio conhecer a estrutura do campus, seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de trocar experiências. A Missão Moçambique é fruto de uma cooperação técnica entre o Brasil e Moçambique que resultará na criação de um centro agrícola de educação profissional inspirado nos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica.

Delegação do IF Baiano acompanhada dos anfitriões da EPAB