IF Baiano firmará convênio com APAE e Seagri para atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas à Equoterapia
Atualizado em 8 de maio de 2023 às 13h06 | Publicado em 8 de maio de 2023 às 13h06

O convênio deve ser firmado em junho e o início das atividades está previsto para o segundo semestre de 2023

Na manhã desta segunda-feira, 08, o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, se reuniu com representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE – Senhor do Bonfim), da Secretaria de Agricultura do Estado – Seagri e do mandato da deputada federal Lídice da Mata para discutir a elaboração de um convênio que possibilitará a realização de equoterapia no campus Senhor do Bonfim para pessoas com deficiência.

Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação e busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. A APAE de Senhor de Bonfim já realiza equoterapia há seis meses e, com o convênio, passará a realizar as atividades nas instalações do IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim. A APAE atuará em parceria com o IF Baiano para ofertar estágios na área de equoterapia aos alunos do Instituto, além de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na área.

Estiveram presentes à reunião o diretor da APAE – Senhor do Bonfim Gilson Bezerra; a coordenadora da APAE Adriana Longuinho; o diretor da Seagri Fábio Cedraz; o assessor técnico da Seagri Eduardo Carvalho; representando o mandato da deputada federal Lídice da Mata, o assessor Fábio Pires Lima; o diretor-geral do campus Senhor do Bonfim João Luís Almeida; o diretor-executivo Marcelito Almeida; a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional Hildonice Batista; a pró-reitora de Ensino Kátia Vilela; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação Rafael Trocolli e a pró-reitora de Extensão, Calila Teixeira.

Na reunião, a APAE apresentou o projeto de equoterapia já realizado pela instituição e a equipe presente alinhou as bases necessárias para a estruturação do projeto do convênio, que trará para o IF Baiano mais inclusão e interdisciplinaridade. O reitor Aécio José Duarte destacou a importância da participação das pró-reitorias na reunião para que o convênio seja pensado a partir de atividades que envolvam ensino, pesquisa e extensão.

Para o diretor da APAE – Senhor do Bonfim, Gilson Bezerra, a parceria entre duas instituições de renome é de grande importância e uma conquista para a região. “Vai repercutir muito na região do Piemonte do Itapicuru, onde a gente dá esse suporte às pessoas que nos procuram para os atendimentos da APAE”, conta. Espera-se que a parceria seja firmada em junho e que no segundo semestre deste ano as instituições já iniciem as atividades ligadas à equoterapia no Campus Senhor do Bonfim.