Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Ingresso de Estudantes 2025

ACESSE AQUI
IF Baiano firma parceria com UFSB e UFRB e cede espaço para unidade administrativa em Salvador
Atualizado em 21 de março de 2025 às 14h52 | Publicado em 21 de março de 2025 às 14h46

Acordo irá beneficiar atividades das procuradorias federais que atuam junto às instituições

Compartilhe nas redes sociais:

Na última segunda-feira, 17, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) formalizou uma parceria com as universidades federais do Sul da Bahia (UFSB) e do Recôncavo da Bahia (UFRB) em prol da implantação da Unidade Administrativa Compartilhada (UAC – UFRB/UFSB) em Salvador. 

Por meio do acordo, solicitado pelas universidades, o IF Baiano irá disponibilizar um espaço físico para uso das universidades, especialmente pelas suas Procuradorias Federais, na Unidade Administrativa João Batista, prédio do IF Baiano situado na Av. Tancredo Neves nº 2242 – Caminho das Árvores, em Salvador. 

Hoje, as universidades, que juntas marcam presença em 21 cidades baianas, não possuem uma unidade na capital Salvador. Desse modo, a implantação da Unidade Administrativa Compartilhada (UAC – UFRB/UFSB) na estrutura do IF Baiano irá possibilitar que procuradores federais que atuam junto às universidades exerçam suas atividades de forma permanente em Salvador, onde há maior fluxo de demandas relacionadas à Advocacia-Geral da União.

Espaço cedido pelo IF Baiano para uso da UFSB e UFRB está localizado na Unidade Administrativa João Batista

A parceria é representativa do espírito de cooperação entre as instituições federais de educação do Estado da Bahia. Para o procurador federal junto ao IF Baiano, Osvaldo Almeida Neto, o acordo traz a oportunidade de “estreitar vínculos de cooperação recíproca entre os entes públicos, especialmente na Rede Federal de Ensino, e construir pontes para parcerias em projetos futuros”. 

Representantes das instituições celebram parceria. Da esquerda para a direita, o procurador federal junto ao IF Baiano, Osvaldo Almeida Neto, os procuradores federais junto à UFRB, Ruy Moura Jr e Romulo Gabriel Lunelli, a procuradora federal junto à UFSB, Roberta Andrade, o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, e o pró-reitor de Administração e Planejamento do IF Baiano, Leonardo Lapa.

O reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, celebrou e destacou a importância da cooperação e a crescente visibilidade do instituto, além da satisfação em receber os servidores que utilizarão o espaço. “A gente percebe que o IF Baiano tá cada vez mais sendo visto e lembrado para essa atuação conjunta. A gente recebe estes colegas servidores e procuradores com muita satisfação porque vão ocupar e criar mais uma referência pra esse espaço.”

O dirigente do Instituto também lembrou que o prédio, antes praticamente abandonado, foi revitalizado e agora serve a propósitos nobres, como a educação e a integração com outras instituições. “Isso é muito importante pro IF Baiano, e para a nossa atuação pela facilidade de contato e por estarmos mais próximos de outros órgãos que são tão importantes para que a gente consiga caminhar desenvolvendo nossas atividades”, completou.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br