Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano firma compromisso com Plano Estadual para a Economia do Hidrogênio Verde
Atualizado em 27 de dezembro de 2022 às 12h38 | Publicado em 22 de dezembro de 2022 às 17h13
Compartilhe nas redes sociais:

No último dia 14, o Instituto Federal Baiano e outras nove instituições de ciência e tecnologia assinaram memorandos de entendimentos com o Governo do Estado da Bahia, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), firmando apoio a ações de implantação de uma economia de Hidrogênio Verde no estado.

Quem assinou o memorando pelo IF Baiano foi o assessor especial, Rodney Alves, representando o reitor Aécio Duarte. Estavam presentes na reunião o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), André Joazeiro e o secretário executivo da Comissão Especial do Plano Estadual para a Economia do Hidrogênio Verde e coordenador de Fomento à Indústria de Energias Renováveis, Roberto Fortuna. 

As instituições vão apoiar no desenvolvimento de inovações tecnológicas, aprimoramento de processos industriais, qualificação profissional e formação de novos pesquisadores no âmbito das universidades e das empresas. 

De acordo com o Decreto nº 21.200, que instituiu o Plano Estadual para a Economia de Hidrogênio Verde (PLEH2V), o Plano tem como objetivo promover, fortalecer e consolidar a produção e o uso do hidrogênio verde (H₂V), além de impulsionar pesquisas científico-tecnológicas sobre o tema.

O que é Hidrogênio Verde?

O hidrogênio verde é um combustível com alto potencial energético, obtido a partir de fontes renováveis, como eólica e solar, em um processo no qual não há emissão de carbono e pode ser largamente utilizado em vários setores da atividade econômica, incluindo mineração e transportes. O H₂V é considerado o combustível e o insumo químico do futuro por não ser um agente poluente.

De acordo com Rodney, a partir do Plano Estadual para a Economia do Hidrogênio Verde, as instituições de ensino poderão apoiar o programa através do desenvolvimento de inovações tecnológicas, aprimoramento de processos industriais, qualificação profissional e formação de novos pesquisadores, estabelecendo um elo entre as instituições de ensino e o setor privado, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da Bahia.

“Através das pesquisas que serão fomentadas, será possível atrair mais investimentos para Estado da Bahia que consequentemente levará a um aumento das oportunidades de emprego e renda para população. O Hidrogênio Verde é uma realidade e uma grande oportunidade para diversificação da matriz energética. Ciente dessas oportunidades, a Bahia deu um grande salto para o desenvolvimento dessa tecnologia com baixo custo, que irá dinamizar a implantação de mais indústrias no estado”, explica o assessor.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br