IF Baiano facilitará aproveitamento de disciplinas entre cursos técnicos e de graduação através do Projeto Verticaliza EPT
Atualizado em 29 de novembro de 2023 às 10h57 | Publicado em 29 de novembro de 2023 às 10h57

O IF Baiano foi selecionado no Projeto Verticaliza EPT, que objetiva proporcionar aos estudantes o aproveitamento dos estudos dos cursos técnicos de nível médio para os cursos superiores de tecnologia.

A seleção foi realizada através de Edital de chamamento de instituições de ensino superior, visando à adesão para participação no curso de Aperfeiçoamento Tecnológico de profissionais da Educação Profissional e Tecnológica para planejamento e desenvolvimento de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) técnicos e cursos superiores de tecnologia.

Com a aprovação, o IF Baiano terá servidores capacitados pelo IFSP para reformular os PPCs de cursos no Campus Guanambi, visando estimular a verticalização de estudantes em cursos dentro do próprio campus. Com a reformulação, os estudantes de cursos técnicos terão disciplinas aproveitadas em cursos de graduação na mesma área, concluindo o curso superior de forma mais rápida.

Para a pró-reitora de Ensino, Kátia de Fátima Vilela, este é um passo revolucionário na trajetória de inovação educacional do IF Baiano. “Este projeto nos abre as portas para aprimorar a sinergia entre os cursos técnicos e tecnológicos, potencializando a transferência de saberes e habilidades de nossos estudantes. Estamos prestes a embarcar em uma jornada de capacitação que irá transformar a forma como projetamos o percurso acadêmico, garantindo que cada fase da educação construa sobre a anterior, elevando o aproveitamento dos estudos e experiências prévias ao máximo expoente”, afirma.

A pró-reitora acredita que com a otimização dos cursos, através do aproveitamento de disciplinas, os estudantes terão mais interesse em verticalizar dentro da instituição. “Estamos redefinindo os contornos da educação profissional e tecnológica para alinhá-la ainda mais estreitamente com as aspirações e capacidades de nossos valiosos egressos”, conclui.