IF Baiano está em contagem regressiva para o JEIF
Atualizado em 2 de agosto de 2023 às 09h03 | Publicado em 25 de julho de 2023 às 13h16

A competição acontece entre os dias 22 e 28 de agosto no Campus Guanambi

Falta menos de um mês para a realização dos Jogos Estudantis do IF Baiano (JEIF), a edição deste ano será no Campus Guanambi. As equipes dos 14 campi do Instituto estão a todo vapor na preparação para a competição que promove a integração entre os campi e celebra a prática esportiva. A abertura do evento acontecerá no dia 22 de agosto às 18h30, no Ginásio de Guanambi.

No dia 27 de julho, será realizado o sorteio das chaves, quando será definido o cronograma dos jogos. As competições acontecerão nos espaços esportivos do Campus Guanambi, além do Clube de Campo de Guanambi, do Ginásio Municipal e da Quadra da UNEB. Todos os campi confirmaram a participação. Cada deleção é composta por até 45 pessoas. De acordo com o professor de Educação Física do Campus Guanambi, Nivaldo Carvalho, as equipes são definidas pelos professores de Educação Física (EF), utilizando critérios técnicos, de participação e também de comportamento.

“A gente utiliza alguns critérios como participação, índice técnico (se o aluno conseguiu aprender aquela modalidade a contento, se ele está num nível de habilidade melhor), então, todos esses índices a gente vai levando em conta para que a gente possa formar uma equipe”, afirma Nivaldo.

A nadadora vencedora dos 25 m livre, modalidade feminina, Monique Émille Costa de Jesus, do Campus Catu, faz natação desde os 8 anos e vê no esporte a possibilidade de descarregar a pressão do dia a dia e cuidar da saúde com lazer. “Acho que além dos benefícios à saúde, nadar também me traz contato com muitas pessoas. Treinar, apesar de ser uma atividade intensa, também se torna com momento de descontração… a gente conversa, dá risada”, explica. Ela conta que a preparação para os Jogos acontece o ano inteiro e se intensifica nesses últimos dias que antecedem a competição. “Tô muito ansiosa pra esse JEIF. Ano passado consegui levar um ouro pra Catu e a sensação foi incrível, espero conseguir levar outro este ano”.

O Campus Catu é um dos campi que está bastante mobilizado para o JEIF, não apenas na preparação técnica da equipe, mas na divulgação e no engajamento da torcida. A professora de Educação Física (EF), Fernanda Palmeira, revela que, desde 2018, as práticas esportivas se intensificaram no campus e ela buscou reunir um grupo de estudantes e ex-alunos engajados no esporte para auxiliá-la no planejamento, organização e realização das atividades esportivas no campus e para dar um suporte na participação das equipes esportivas nos eventos externos.

Foi assim que surgiu a Comissão de Esportes do campus Catu, atualmente, formada por dois professores de EF, um ex-aluno e 11 estudantes do Ensino Médio Integrado. “De lá pra cá, o trabalho desenvolvido por esta comissão foi ganhando notoriedade e participar desta Comissão passou a ser um desejo de muitos dos (as) nossos (as) alunos (as)”, conta Fernanda. Ela conta que os 2 anos de distanciamento ocasionado pela pandemia foi um grande golpe na cultura esportiva que, até então, estava consolidada no campus. “No retorno às aulas presenciais, recebemos estudantes veteranos que não tinham nenhum vínculo com a instituição, tendo em vista que as atividades estavam sendo remotas. Então, restabelecer o vínculo dos(as) estudantes com o campus e reconstruir uma cultura esportiva foi o nosso grande desafio em 2022”.

De acordo com a professora, a Comissão foi fundamental nesse processo de aproximação e sensibilização pós-pandemia, sobretudo, através das redes sociais com quadro de memes, entrevistas e vídeos divertidos. Os atletas competirão até o dia 28 de agosto nas modalidades esportivas: Futebol Society (FUT 7), Futsal, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Tênis de Mesa, Xadrez, Atletismo, Vôlei de Praia e Natação.