IF Baiano está com seleções abertas para 100 vagas em três cursos de especialização
Atualizado em 5 de outubro de 2021 às 15h43 | Publicado em 5 de outubro de 2021 às 15h43

O Instituto Federal Baiano está ofertando 100 vagas de pós-graduação Lato Sensu nos cursos de Economia Solidária e Agroecologia, oferecido no campus Serrinha, com ingresso em 2022; Desenvolvimento Regional Sustentável, oferecido no Campus Uruçuca, com ingresso em dezembro de 2021; e  Educação Científica e Cidadania (ECC), oferecido no Campus Uruçuca, com ingresso ainda em 2021. Os cursos não têm mensalidade e as inscrições são gratuitas, realizadas pela internet.

Especialização em Economia Solidária e Agroecologia

A seleção para o curso de pós-graduação em Economia Solidária e Agroecologia está ofertando 40 vagas, sendo 32 vagas para ampla concorrência, seis vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas e duas vagas para candidatos com deficiência. O público-alvo do curso é constituído por participantes de ONGs, movimentos sociais, agentes de desenvolvimento solidário, trabalhadores de cooperativas, professores das redes públicas de ensino, principalmente das escolas do campo, desde que sejam portadores de diploma de nível superior, reconhecido pelo Ministério da Educação, registrado nos órgãos competentes.

O curso tem como objetivo geral aperfeiçoar educadores, extensionistas, gestores públicos, atores sociais, etc., possibilitando uma análise crítica das políticas públicas e a construção dialógica de estratégias de inovação social para o Território do Sisal e o semiárido baiano, a partir da Agroecologia e da Economia Solidária. O candidato deverá enviar a documentação descrita em edital, exclusivamente no formato PDF, para o e-mail prosel.inova2022@serrinha.ifbaiano.edu.br com cópia para prosel.inova2022@gmail.com até o dia 24 de outubro. A seleção ocorrerá em três etapas: Análise da Proposta de Pesquisa, Análise do Currículo Lattes e Entrevista.

Especialização em Desenvolvimento Regional Sustentável

O curso de Especialização em Desenvolvimento Regional Sustentável é destinado aos profissionais de nível superior, que trabalham ou possuem interesse em atuar com a temática do desenvolvimento socioeconômico territorial. A seleção oferta 30 vagas, sendo 22 para ampla concorrência; seis vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (20%); e duas vagas para pessoa com deficiência (5%). As inscrições são realizadas através do envio da documentação descrita pelo edital para o e-mail selecao.pdrs@gmail.com, até 29 de outubro. A organização responderá o e-mail, indicando o recebimento. Caso isso não ocorra, o candidato pode entrar em contato com o número de telefone (73) 3239-2222 (o contato também é WhatsApp).

O curso tem como objetivo central capacitar docentes, técnicos e pesquisadores, vinculados à administração pública ou privada, e profissionais interessados na temática do desenvolvimento regional através da formulação e circulação de uma nova visão do desenvolvimento, considerando as especificidades territoriais.

Especialização em Educação Científica e Cidadania (ECC)

O público-alvo do curso de pós-graduação em Educação Científica e Cidadania é constituído por licenciados em qualquer área do conhecimento, assim como, para profissionais de nível superior que trabalham ou possuem interesse em atuar com educação científica em espaços formais e não-formais de Educação, desde que sejam portadores de diploma de nível superior, reconhecido pelo Ministério da Educação. Para se inscrever, os interessados devem ler atentamente o edital e preencher o formulário de inscrição.

O curso tem como objetivo geral oferecer aos discentes formação acadêmica na categoria de especialização, na área de Educação Científica e Cidadania, contribuindo para produção de conhecimento e mudanças nas realidades onde estão inseridos, buscando propagar educação científica nos espaços formais e não-formais de Educação e promover o exercício da cidadania.

Serão ofertadas 30 (trinta) vagas distribuídas da seguinte forma: 22 vagas para ampla concorrência; seis vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas; e duas vagas para candidato pessoa com deficiência. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, on-line através de Formulário Eletrônico até o dia 29 de outubro. Para informações detalhadas sobre cada seleção, os candidatos devem consultar a página Concursos e Seleções no site do IF Baiano.