Em processo participativo, o instituto e parceiros locais mapeiam necessidades educacionais dos territórios e escutam a comunidade para definir cursos
Quatro novos campi do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) estão em fase de implantação nas cidades de Santo Estêvão, Ribeira do Pombal, Remanso e Ruy Barbosa, na Bahia. As obras das novas unidades são financiadas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal, e integram o plano de Consolidação e Reestruturação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A expectativa é que as unidades estejam prontas para operar até 2026.
Paralelamente à construção das unidades, está em andamento o processo de definição dos cursos, modalidades e áreas de formação que serão ofertados inicialmente nas regiões. Chamado de estudo de demanda, o processo envolve uma abordagem focada na escuta ativa da população aliada à análise técnica da instituição.
O estudo inclui cinco etapas principais:
Para a execução dessas etapas, o IF Baiano, com o apoio de representantes e instituições parceiras, como as secretarias municipais de educação, vem desenvolvendo ações com a comunidade, reuniões, como entrevistas, audiências públicas, e aplicação de questionários.
“A participação popular é o coração desse processo. Mais do que responder a um formulário, é uma oportunidade de construir o futuro educacional da sua cidade e de toda a região. Cada resposta, cada sugestão, cada presença nas audiências conta”, ressalta a pró-reitora de Ensino do IF Baiano e membro do Comitê Central para implantação dos novos campi, Katia Vilela.
Posteriormente, as ações serão complementadas com a análise de indicadores socioeconômicos e ocupacionais e os resultados das pesquisas, garantindo decisões orientadas por dados confiáveis.
Confira o atual status dos estudos de demanda das novas unidades e saiba como contribuir.
Em Santo Estêvão, as atividades tiveram início em 4 de abril de 2025, com reuniões estratégicas, escutas públicas e articulações institucionais para alinhar a oferta de cursos às vocações regionais. No primeiro encontro com autoridades locais e lideranças comunitárias, representantes do IF Baiano apresentaram dados socioeconômicos da região, extraídos de fontes como IBGE, MTE e Censo Escolar. Além disso, em 9 de maio, uma equipe do IF Baiano participou da programação da Rádio Paraguaçu FM, e apresentou informações à comunidade sobre o processo de escolha de cursos.
Atualmente, questionários estão sendo aplicados com apoio das secretarias de educação, voltados principalmente a estudantes do 7º ano do fundamental ao 3º do ensino médio, mas que também podem ser respondidos por toda a comunidade, incluindo, por exemplo, empregadores e lideranças locais.
Se é da região e gostaria de participar da pesquisa, é só acessar este link.
Em Ribeira do Pombal, as ações do estudo de demanda foram iniciadas em 14 de abril, com uma primeira reunião estratégica com a Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo Territorial de Educação (NTE) da região, dando início ao diálogo institucional para a implantação do novo campus. A encontro foi marcado por escuta ativa, troca de ideias e reafirmação de compromissos com a juventude e com o desenvolvimento local. No dia 29 de abril, o IF Baiano retornou à Ribeira do Pombal e promoveu um encontro com secretários de educação de 14 municípios, representantes da juventude e lideranças territoriais.
Atualmente, questionários estão sendo aplicados à comunidade regional, que pode participar acessando este link.
Em Remanso, as ações para a definição de cursos começaram em 8 de maio, com a apresentação da metodologia da pesquisa de demanda a representantes locais. Na próxima quinta-feira, 29, a equipe do IF Baiano se reúne com Gestores Escolares da rede pública e privada.
De 2 a 6 de junho, a comunidade local poderá contribuir com o processo respondendo questionários da pesquisa.
Acesse aqui o formulário da pesquisa.
Em Ruy Barbosa, a expectativa é de que o estudo seja iniciado ainda no primeiro semestre de 2025, assim que a nova gestão do município puder ser integrada ao processo.
Os dados coletados em Ribeira do Pombal, Remanso e Santo Estêvão serão sistematizados ao longo de julho de 2025 pelo Comitê de Expansão do IF Baiano, que também acompanha as obras dos novos campi.
Em agosto, estão previstas audiências públicas nas três cidades, nas quais a comunidade será convidada a validar e referendar os cursos indicados pelas pesquisas.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br