IF Baiano e Secti reafirmam parceria para a 5ª Conferência Estadual de CT&I
Atualizado em 7 de fevereiro de 2024 às 12h26 | Publicado em 7 de fevereiro de 2024 às 12h26

A 5ª Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia acontecerá nos dias 4 e 5 de abril, em Salvador

O reitor do Instituto Federal Baiano, Aécio José Duarte, recebeu, na manhã desta quarta-feira, 07, o  chefe de Gabinete,  Marcius Gomes, o diretor de Infraestrutura para o Desenvolvimento Científico, Antônio Cotrim, a  diretora de Políticas e Programas, Sahada Josefina e a coordenadora do setor da Saúde, Isamara Mendes, da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), no prédio professor João Batista. A reunião teve como objetivo reafirmar a parceria entre o Instituto e a Secti e alinhar ações conjuntas entre as instituições para 2024.

O reitor estava acompanhado do pró-reitor de Pesquisa, Rafael Oliva Trocolli, do pró-reitor de Planejamento, Leonardo Lapa, do pró-reitor substituto de Extensão, Luis Gomes, da pró-reitora substituta de Ensino, Andrea Rêgo, e da diretora de Comunicação, Cristina Mascarenhas.

Uma das pautas discutidas foi a participação do IF Baiano na 5ª Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia, que acontecerá nos dias 4 e 5 de abril, em Salvador. A 5ª Conferência terá como principal objetivo elaborar a nova política estadual de CT&I, instrumento fundamental para orientar a formulação e implementação das políticas públicas que impulsionarão o desenvolvimento do estado, com impacto em todas as áreas da ação econômica, social, ambiental e cultural.

As atividades da Conferência já iniciam no dia 27 de fevereiro nos territórios com as 11 plenárias macroterritoriais da 5ª Conferência Estadual de CT&I, que vão até o dia 14 de março. “Trouxemos uma pauta muito importante para todos nós que é a pauta da Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia e dia 27 iniciaremos as conferências macroterritoriais e, sabendo da capilaridade do IF Baiano e da sua importância e engajamento com a ciência e tecnologia em seus territórios, nós estamos aqui convocando e convidando o Instituto para estar com a gente nessa mobilização e articulação na construção da Conferência e elaboração da política estadual de ciência e tecnologia”, afirma o chefe de gabinete, Marcius Gomes.

No encontro, o reitor destacou a importância de se investir em projetos de pesquisas e inovação tecnológica e falou sobre o impacto que a realização dessas pesquisas tem tido na vida dos estudantes, citando projetos que surgiram de inquietações de alunos de nível médio e resultaram em patentes.  O pró-reitor de Pesquisa, Rafael Trocolli, explica que atualmente a instituição está com 184 projetos de pesquisas ativos com bolsas para estudantes de nível médio, graduação e pós-graduação e deseja ampliar esse número.

Para 2024, Secti e IF Baiano estão em tratativas para capacitação de pessoal sobre o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, visando formar multiplicadores do marco legal de CT&I do Estado da Bahia. Além disso, as instituições planejam realizar juntas Feiras Macroterritoriais de Ciência e Tecnologia, fortalecendo e ampliando as feiras de ciências já realizadas pelos campi anualmente e ações conjuntas de comunicação para divulgação científica.