IF Baiano e Secretaria de Desenvolvimento Rural discutem execução de projeto de agricultura familiar em Valença
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h44 | Publicado em 4 de agosto de 2017 às 14h50

Momento aconteceu durante evento na última quarta-feira, 2 de agosto

Na manhã da última quarta-feira, 2 de agosto, representantes do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) / Reitoria e Campus Valença e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) / Governo da Bahia estiveram reunidos no auditório do campus para discutirem a execução do projeto de extensão tecnológica em empreendimentos da agricultura familiar no Baixo Sul da Bahia.IMG_6106

Durante o período de um ano, o projeto será realizado com a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Vale do Piau na comunidade de Dois Riachos, Orobó, Distrito de Maricoabo, no município de Valença. Segundo Rodrigo Saldanha, coordenador do projeto, espera-se promover a qualificação de ações de gestão e a expansão de práticas produtivas” para levar sustentabilidade, fixação do homem ao campo e melhoria da qualidade de vida, disse o professor.

Demandado pela SDR, o projeto-piloto tem entre as ações: capacitar os associados com docentes do Instituto nas áreas de gestão financeira, boas práticas de manipulação de alimentos e associativismo e cooperativismo; acompanhar o empreendimento por um extensionista da área de gestão e outro de produção de alimentos da SDR; incluir seis estudantes do curso de agropecuária (subsequente) para estágio em turno oposto durante a condução do programa.

Para Elisabete CIMG_6054osta, diretora de agregação de valor e acesso a mercado da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF/SDR), existe uma expectativa grande por eles acreditarem e confiarem no IF Baiano: “uma oportunidade para a gente acumular experiências, acumular pesquisa e aprendizados voltados para essa área de gestão dos empreendimentos. Para a gente, a importância maior do projeto é não só aquilo que vai gerar arte e conhecimento de formações no empreendimento, mas também no corpo discente do Instituto, formar técnicos com essa experiência, essa compreensão voltada para o desenvolvimento dos empreendimentos da zona rural”, destacou.

Segundo o reitor Geovane Nascimento, a relevância é a consolidação da missão institucional: levar os conhecimentos que são do Ensino, da Pesquisa e da Extensão para atender a demanda da comunidade rural. “Eles estão precisando dessas informações técnicas, têm muito conhecimento, mas precisam aprofundar um pouco a gestão dos recursos na questão do entendimento de logística para depois ampliar a venda”, enfatizou. Eles se aproximam, vão conhecer melhor, ver que têm oportunidades de continuar os estudos e muitos dali se tornarem estudantes do Campus Valença e ser uma referência para o IF Baiano nesse projeto-piloto”, falou.

Estiveram presentes representantes de comunidades da região, Elisabete Costa (SUAF/SDR), Herbert Carvalho e Lucimário Bastos, técnicos da Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex/SDR), Cláudia Silva, coordenadora de projetos da Unisol Brasil no Território do Baixo Sul, Geovane Nascimento, reitor do IF Baiano, Carlindo Rodrigues, pró-reitor de extensão, Francisco Harley, diretor-geral do Campus Valença, Paulo Assis, coordenador de extensão e Rodrigo Saldanha (coordenador do projeto).

*Plano de trabalho e atividades referentes a cada órgão estão em fase de finalização e serão formalizadas via Diário Oficial da União (DOU).

Entrevista / Fotografia: IF Baiano / Campus Valença / Comunicação

Redação / Revisão: IF Baiano / Reitoria / Comunicação / Jornalismo

Esta matéria tem caráter informativo.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

IF Baiano/Reitoria/Comunicação/Jornalismo