IF Baiano e Prefeitura de Catu discutem oferta de curso de pós-graduação
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 12h08 | Publicado em 15 de março de 2022 às 17h26

O Instituto Federal Baiano recebeu nesta segunda-feira, 14, representantes das secretarias de Agricultura e de Educação do município de Catu-BA e o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), no prédio da reitoria, em Salvador. A intenção da visita foi de manifestar interesse na implantação de cursos de graduação e pós-graduação em Administração Pública na região de Catu, tendo em vista a alta demanda por qualificação de pessoas nesta área, identificada pela gestão do município.

“Principalmente nessa área de educação, o nosso o município mostra uma carência muito grande de evolução na preparação dos próprios servidores públicos no trato com a máquina pública”, explicou o Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de Catu, Galbert Wagner Lima.

Hoje, há um acordo de cooperação técnica em vigência firmado entre a prefeitura e a unidade do IF Baiano no município, o Campus Catu. Durante a reunião, o secretário frisou que o desejo da prefeitura é intensificar a parceria com o instituto. “Nós enxergamos um potencial muito grande dentro do IF e estamos aqui buscando fortalecer ainda mais esta parceria para atingirmos esse objetivo maior. Estamos buscando uma gestão plena e só vamos conseguir se tivermos uma boa educação também.”

A reunião contou ainda com a participação do deputado federal, Daniel Almeida, que se disponibilizou a dar o suporte necessário para que as ações se concretizem. “Estamos buscando aqui consolidar um trabalho que já é sólido, que tem uma presença grande em Catu e, dentro do plano de expansão e de ampliação de novos cursos, novas formações, buscamos reforçarmos Catu. Vi aqui que tem boas condições porque o município está com muita disposição e a reitoria está preparada para que essa parceria se consolide”, comentou o parlamentar.

O interesse da prefeitura e a presença do representante do legislativo corroboram, segundo o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, os esforços para a continuidade da implantação de um curso de mestrado em Administração Pública na instituição, cujo processo já foi iniciado.

“Já temos uma comissão trabalhando na estruturação dessa proposta para submeter à Capes para mais um mestrado no Instituto Federal Baiano, atendendo também a uma necessidade de verticalização. A gente já tem cursos técnicos em Administração em alguns campi e temos a real possibilidade de, na sede do IF Baiano onde for alocada essa pós-graduação, abrirmos também uma graduação”, explicou o reitor.

Sendo concretizada, a oferta do curso irá promover o atendimento de uma demanda importante na Bahia, principalmente no interior, uma vez que hoje o estado conta com poucas opções de cursos de pós-graduação strictu sensu nessa área. “E trazendo essa oferta num formato semipresencial, a gente vai estar possibilitando o atendimento de uma demanda em praticamente toda a Bahia, principalmente onde nós temos as nossas unidades e nas regiões circunjacentes”.

O IF Baiano tem unidades em 14 municípios baianos e hoje conta com a oferta de três cursos à nível de mestrado, nos campi Guanambi, Catu e Serrinha.