Curso aconteceu de 24 a 26 abril, no Centro de Referência 2 de Julho, em Salvador
Servidores do IF Baiano receberam uma capacitação em Pluralidade e Inclusão no Serviço Público, realizada pela Escola Nacional de Administração Pública – Enap de 24 a 26 abril, no Centro de Referência 2 de Julho, em Salvador. O curso reuniu 26 servidores de diferentes áreas de atuação de 12 campi do IF Baiano e da Reitoria. A iniciativa é resultado do Programa Enap em Rede, ao qual o IF Baiano aderiu em 2020. Esta foi a primeira vez que o curso de Pluralidade e Inclusão no Serviço Público ocorreu presencialmente.
A formação busca refletir sobre a realidade das minorias e produzir um plano para implementar práticas inclusivas no ambiente de trabalho.
Durante o curso, os participantes puderam reconhecer as características, contextos, valores e desafios relativos às minorias no Brasil; discutir políticas públicas sobre diversidade e como elas são planejadas e implementadas; debater alternativas de intervenção para um caso hipotético sobre pluralidade e inclusão; reconhecer e identificar redes de apoio que possam auxiliar na implementação de ações inclusivas.
Para o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas do IF Baiano que articulou a vinda do curso para a instituição, José Alberto Ferreira de Andrade Júnior, a formação em Pluralidade e Inclusão no Serviço Público foi bastante importante como um vetor para capacitar os servidores do IF Baiano sobre as melhores práticas em relação à diversidade e à inclusão em seu ambiente de trabalho.
“Em uma sociedade cada vez mais plural e diversa, é fundamental que os órgãos públicos sejam inclusivos e estejam preparados para lidar com as diferenças. Nesse sentido, o Instituto Federal Baiano tem um papel fundamental na formação de profissionais que irão atuar em diversas áreas e em contato com diferentes públicos”, explica o coordenador.
O curso de Pluralidade e Inclusão no Serviço Público proporcionou aos servidores do IF Baiano a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre questões de gênero, raça, sexualidade, pessoas com deficiência, entre outras. Além disso, a capacitação ajudou a criar uma rede de apoio para propiciar e facilitar a construção de um ambiente de trabalho mais acolhedor e inclusivo, o que melhora a qualidade do trabalho e dos serviços prestados.
Para José Alberto, entre as principais demandas do IF Baiano nesse sentido está a necessidade de promover uma cultura organizacional inclusiva e de respeito às diferenças. Isso engloba a adoção de políticas e práticas que valorizem a diversidade e a inclusão em todas as áreas da instituição, desde o recrutamento e seleção de servidores até a oferta de serviços e ações afirmativas.
Outra demanda importante é a inclusão de pessoas com deficiência em todas as atividades do IF Baiano. Isso inclui a oferta de recursos e tecnologias assistivas, a adaptação de espaços físicos e a garantia de acessibilidade em todas as áreas da instituição.
O secretário executivo destaca a necessidade de capacitar os servidores do IF Baiano para lidar com a diversidade de forma sensível e respeitosa, desenvolvendo habilidades de comunicação, empatia e compreensão das diferenças, para que todos os membros da instituição possam trabalhar juntos de forma colaborativa e inclusiva.
A presidente da Comissão que está revisando a Política de Diversidade e Inclusão do IF Baiano, Iara Bernabó Colina, participou do curso e avaliou como excelente a proposta. De acordo com Iara, o curso irá contribuir para a revisão da Política, pois traz um redirecionamento ao trabalho da comissão. “[O curso foi] muito rico! Saí com bastante esperança, do verbo esperançar e eu acho que a gente pode colher muitos frutos para a instituição com essa capacitação”, afirma a presidente.
Segundo Vinícius Reis de Figueirêdo, presidente da Comissão de Ética do IF Baiano, o curso tratou de temas importantes que precisam fazer parte das discussões dentro da instituição. “A formação irá auxiliar em ações futuras no campus Uruçuca em conjunto com o Neabi, Geni e Napne para evidenciar a importância da inclusão social, e respeito à diversidade”.
Para quem não conseguiu participar, mas se interessa pelo tema, o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas revela que, em breve, serão realizadas oficinas para tratar da temática.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br