IF Baiano é destaque no ENEM 2015
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h38 | Publicado em 4 de novembro de 2016 às 11h36

Desempenho dos estudantes ultrapassa a média nacional.

O IF Baiano está entre as dez melhores escolas da Bahia, avaliadas pelo Enem 2015, considerando a média dos trinta melhores alunos em cinco componentes curriculares. Foram 57 escolas baianas avaliadas nas áreas de Ciências da Natureza, Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Em âmbito nacional, todas as oitos unidades do IF Baiano que participaram da avaliação obtiveram pontuação acima da média nacional (522,06 pontos), das mais de 9 mil escolas avaliadas. Os dados são do Enem por Escola que foram atualizados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) no final de outubro, incluindo o desempenho dos Institutos Federais.

O reitor do IF Baiano, Geovane Barbosa, atribui o sucesso do desempenho dos estudantes a fatores integrados, tais como a política pedagógica, a qualificação profissional de professores e técnicos-administrativos, além do interesse dos alunos. “O sucesso dos estudantes do IF Baiano no Enem é o mesmo sucesso da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no Brasil. Não preparamos para o Enem. Nossa visão é holística do mundo e do conhecimento para que o aluno seja crítico, criativo, responsável, ético. Na verdade, se há bons professores e os alunos têm interesse em aprender, supera-se as dificuldades”, afirmou.

O IF Baiano oferece Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio, sendo que 70% dos alunos matriculados são provenientes de escolas da Rede Pública e a maioria com perfil de vulnerabilidade socioeconômica. A Política de Assistência Estudantil do IF Baiano procura garantir a permanência e êxito desses estudantes, além de monitorias e das bolsas de pesquisa e extensão para incrementar o aprendizado. “São várias ações que a Rede Federal oferece para que os alunos consigam se superar”, disse.

Um gráfico elaborado pelo professor Rodrigo Martins Fernandes, do Instituto Federal Fluminense, compara a média grafico-medias-enem-if-baiano-2015das provas objetivas por escola da Rede Pública e Privada, a partir dos dados do INEP. O gráfico demonstra que o desempenho dos Institutos Federais (média de 560 pontos) está acima das escolas particulares (média de 556). “Isto mostra que o Instituto Federal é um modelo a ser seguido de instituição de ensino pública, gratuita e de qualidade comprovada no país. O IF Baiano, por exemplo, destaca-se entre os 10% das melhores escolas avaliadas no país”, concluiu o reitor.

Enem por Escola – Disponibiliza as médias e os percentuais de alunos em cada um dos quatro níveis de proficiência (Ciências da Natureza, Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática) e da redação dos estudantes que participaram do Enem. Além disso, há os indicadores de Nível Socioeconômico dos alunos, Porte da Escola, Indicador de Formação Docente e Indicador de Permanência do Aluno. Os dados são fornecidos pelas unidades de ensino, através do Censo Escolar de Educação Básica.

Média dos Campi do IF Baiano no Enem 2015

Campus Teixeira de Freitas – 657,86 pontos
Campus Senhor do Bonfim – 655,73 pontos
Campus Guanambi – 641,66 pontos
Campus Catu – 634,77 pontos
Campus Itapetinga – 634,71 pontos
Campus Santa Inês – 630,30 pontos
Campus Valença – 595,55 pontos
Campus Uruçuca – 560,57 pontos

Tabela comparativa com o posicionamento do IF Baiano em relação a outras escolas avaliadas na Bahia.