IF Baiano divulga Relatório de Autoavaliação Institucional
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h09 | Publicado em 6 de agosto de 2021 às 14h42

A Comissão Própria de Avaliação do IF Baiano (CPA IF Baiano) divulgou o Relatório Final de Autoavaliação Institucional 2021, que é o resultado do trabalho desenvolvido pela Comissão no ciclo 2018-2020. O documento apresenta indicadores dos últimos três anos de nove campi do IF Baiano, que possuem cursos de nível superior, Bom Jesus da Lapa, Catu, Guanambi, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Uruçuca e Valença, visando traçar diagnósticos institucionais que ajudem os gestores a melhorar a qualidade educativa.

A docente e presidente da CPA, Maria Aparecida Brito Oliveira, explica que os dados presentes no relatório congregam a impressão da comunidade interna (servidores e estudantes) e externa (sociedade civil) sobre os diferentes aspectos coletados a cada ciclo, por meio de pesquisas de autoavaliação. “Um dos grandes objetivos do trabalho desenvolvido pela CPA é diagnosticar e produzir dados a partir de questionários, rodas de conversas e visitas in loco e apontar os pontos fortes e os pontos de melhorias para que gestores possam traçar planos e estratégias”, afirma.

O relatório e os seus desdobramentos são fundamentais para que ações, calcadas no Plano de Desenvolvimento Institucional, colaborem para que o IF Baiano continue a promover a melhoria da qualidade da educação superior, a expansão da sua oferta, a sua eficácia institucional e, principalmente, o aprofundamento dos seus compromissos educacionais e sociais na oferta da educação pública, federal e de excelência.

O documento atende aos requisitos da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES (Lei 10.861/2004) e se fundamenta na análise de aspectos como o Planejamento e Avaliação Institucional, o Desenvolvimento Institucional, as Políticas Acadêmicas, as Políticas de Gestão e a Infraestrutura.

Confira o relatório completo aqui!