IF Baiano divulga edital de Bolsa Permanência (PBP) para estudantes Quilombolas e Indígenas
Atualizado em 28 de junho de 2024 às 23h43 | Publicado em 28 de junho de 2024 às 23h43

O IF Baiano acaba de lançar edital de bolsa permanência para estudantes quilombolas e indígenas que estiverem regularmente matriculados em cursos de graduação presenciais ofertados pelo IF Baiano, independentemente da carga horária.

As inscrições ocorrerão de forma contínua pelo Sistema de Gestão da Bolsa Permanência – SISBP. A primeira classificação de 2024 levará em consideração as inscrições realizadas no SISBP até o dia 15/07/2024, a fim de cumprir o prazo estabelecido no Ofício Circular nº 13/2024/CGRED/DIPPES/SESU/SESuMEC.

O IF Baiano poderá autorizar a participação de novos bolsistas a partir da disponibilidade de vagas, decorrentes do encerramento dos cadastros de estudantes já contemplados ou do provimento de novas vagas pelo Ministério da Educação – MEC, seguindo a ordem de classificação.

Documentos comprobatórios exigidos:

1. Termo de Compromisso do Bolsista (Anexo I);
  2. Autodeclaração Indígena (Anexo II) ou Quilombola (Anexo III);
  3. Declaração de Pertencimento Étnico e Residência Indígena (Anexo IV) ou Quilombola (Anexo V);
  4. Declaração da FUNAI ou da Fundação Palmares (esta poderá ser substituída por comprovante de residência do candidato cujo endereço referencie expressamente a vinculação a uma comunidade quilombola ou comunidade indígena).

Sobre a Bolsa

A Bolsa Permanência é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial, os indígenas e quilombolas.

O resultado da seleção e a lista de classificação serão publicados no endereço: https://ifbaiano.edu.br/portal/ensino/