IF Baiano disponibiliza Biblioteca Virtual Pearson a estudantes e servidores
Atualizado em 11 de setembro de 2023 às 15h10 | Publicado em 17 de novembro de 2020 às 17h37

O IF Baiano assinou sua primeira biblioteca digital com a empresa Biblioteca Virtual (BV) Universitária – Pearson, permitindo o acesso da comunidade acadêmica a mais de 9.300 e-books de diversas áreas do conhecimento, atualizados e disponibilizados 7 dias por semana, durante 24h por dia.

A assinatura é um projeto da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), iniciado em agosto de 2019, com o objetivo de ampliar o acesso à informação aos estudantes do IF Baiano, principalmente aos alunos da EaD, pois muitos não têm acesso às bibliotecas físicas do Instituto. Segundo o diretor de Educação a Distância, Antônio Carlos S. C. de Souza (Thonny Hawany), a concretização desse projeto em 2020 veio em um momento oportuno, diante da suspensão de atividades presenciais e implantação do ensino remoto, por conta da pandemia.

“Estamos vivendo um momento excepcional causado pela pandemia da Covid-19 e a criação da primeira Biblioteca Virtual do IF Baiano veio para contribuir com a execução das atividades pedagógicas não presenciais. A BV será uma excelente ferramenta para a manutenção do afastamento social, a preservação da saúde individual e coletiva e, acima de tudo, a garantia do ensino e da aprendizagem”, afirma o diretor.

A bibliotecária da EaD, que está à frente da implantação da BV, Érica Brandão Silva Alcântara, destaca que, além de as bibliotecas estarem oferecendo um novo serviço para a comunidade, a Biblioteca Virtual será de grande importância também no momento de avaliação de cursos pelo MEC. Érica pontua ainda que “esse novo serviço dispõe de acervo digital que complementará os acervos das bibliotecas físicas, não é uma substituição de uma biblioteca por outra, mas a complementação de acervos”.

Para acessar a Biblioteca Virtual da Pearson é necessário estar cadastrado no Sistema Pergamum (Sistema de gerenciamento do acervo das Bibliotecas do IF Baiano). Caso não possuam cadastro no Pergamum, os discentes e servidores devem entrar em contato com a biblioteca do seu campus (e-mails disponíveis no final da matéria). No caso de alunos e servidores da EaD, o contato será com o Setor Biblioteca da EaD através do e-mail biblioteca@ead.ifbaiano.edu.br, já os servidores da reitoria devem entrar em contato através do e-mail bibliotecavirtual@reitoria.ifbaiano.edu.br.

Para apresentar as funcionalidades da Biblioteca Virtual à comunidade, estão sendo realizados treinamentos. O primeiro deles foi com bibliotecários e auxiliares de bibliotecas, na última quinta-feira (12). O próximo treinamento será com os profissionais da educação (TAE’s, Docentes e Terceirizados), no dia 18 de novembro às 16h, neste link. Dia 19, às 16h, será a vez dos estudantes serem treinados em transmissão via Youtube, neste link.

A BV pode ser acessada na versão aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Funcionalidades:

• cartões de estudo;
  • metas de leitura;
  • definição por áreas de estudo de preferência;
  • text to speech (ferramenta de acessibilidade integrada);
  • marcação de texto, páginas e anotações;
  • listas de leitura.

Confira os e-mails para cadastro e dúvidas por campus:

Alagoinhas
Ana Sara Pereira de Melo Sobral