IF Baiano discute sobre oferta de EAD e procedimentos de registro acadêmicos
Atualizado em 23 de outubro de 2017 às 09h03 | Publicado em 23 de outubro de 2017 às 08h59

Evento aconteceu entre os 17 e 20 de outubro, no Centro de Referência Dois de Julho

Durante os dias 17 e 20 de outubro, diretores acadêmicos e secretários de registros acadêmicos estiveram reunidos no Centro de Referência Dois de Julho para refletir sobre os “caminhos para institucionalização da Educação a Distância”, além da atualização do sistema de gestão acadêmica, SIGA – A.

Nós temos apresentado a situação atual da EAD, em relação ao curso de vendas e secretaria escolar, a proposta do estudo de demanda para próxima oferta e o fluxograma de informações entre a DEAD e os diretores acadêmicos. Enfim, reforçamos a importância dessa questão dialogal e20171020_090625 construção conjunta nos processos institucionais, para que as ações sejam realizadas da melhor forma”, esclareceu a Roseli Moutinho, diretora de Educação a Distância.

No encontro, os secretários de registros acadêmicos receberam atualização sobre os procedimentos e rotinas, através do SIGA-A. O sistema abarca quase a totalidade das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, gerando dados de alunos, indicadores, índices acadêmicos, controle de notas, evasão, acompanhamento de dados de Assistência Estudantil e etc. O SIGA-A é uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O sistema vai facilitar “o acesso, onde o gestor pode aferir dados, bem como o aluno e seus familiares”, afirmou Tiago Queiroz, assessor especial. “Estamos criando um padrão de trabalho para todas as secretarias e teremos mais dados sobre a vida acadêmica dos estudantes”, acrescentou Alencastre Moura, assistente administração, do campus Guanambi.

No último dia do encontro, o pró-reitor de Ensino, Maurício Pereira, falou também sobre o fortalecimento do Ensino Médio Integrado da Rede Federal e reforçou sobre a necessi20171020_091155dade de atualização dos dados do SIGA-A. “Hoje, nós vamos continuar oferecendo os cursos da forma como estamos oferecendo, com uma qualidade já reconhecida, acima do que pede a legislação vigente. Este é o posicionamento da Rede Federal”, afirmou. (Saiba mais: Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado resulta em proposta de agenda)

Outros pontos de pauta foram a demanda de docente para o Instituto, o plano e o relatório individual de trabalho e o calendário acadêmico. Para Jamile Rocha, diretora acadêmica do Campus Alagoinhas, “esse momentos auxiliam nessa discussão, na consolidação do Campus e na troca de experiências com outros diretores acadêmicos. A pauta trata de uma modalidade que o IF Baiano ainda está institucionalizando. Então, tem sido um momento proveitoso, pois, discutindo juntos, podemos apontar caminhos para que esta institucionalização seja feita da melhor forma possível”.