Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano discute sobre oferta de EAD e procedimentos de registro acadêmicos
Atualizado em 23 de outubro de 2017 às 09h03 | Publicado em 23 de outubro de 2017 às 08h59

Evento aconteceu entre os 17 e 20 de outubro, no Centro de Referência Dois de Julho

Compartilhe nas redes sociais:

Durante os dias 17 e 20 de outubro, diretores acadêmicos e secretários de registros acadêmicos estiveram reunidos no Centro de Referência Dois de Julho para refletir sobre os “caminhos para institucionalização da Educação a Distância”, além da atualização do sistema de gestão acadêmica, SIGA – A.

Nós temos apresentado a situação atual da EAD, em relação ao curso de vendas e secretaria escolar, a proposta do estudo de demanda para próxima oferta e o fluxograma de informações entre a DEAD e os diretores acadêmicos. Enfim, reforçamos a importância dessa questão dialogal e20171020_090625 construção conjunta nos processos institucionais, para que as ações sejam realizadas da melhor forma”, esclareceu a Roseli Moutinho, diretora de Educação a Distância.

No encontro, os secretários de registros acadêmicos receberam atualização sobre os procedimentos e rotinas, através do SIGA-A. O sistema abarca quase a totalidade das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, gerando dados de alunos, indicadores, índices acadêmicos, controle de notas, evasão, acompanhamento de dados de Assistência Estudantil e etc. O SIGA-A é uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O sistema vai facilitar “o acesso, onde o gestor pode aferir dados, bem como o aluno e seus familiares”, afirmou Tiago Queiroz, assessor especial. “Estamos criando um padrão de trabalho para todas as secretarias e teremos mais dados sobre a vida acadêmica dos estudantes”, acrescentou Alencastre Moura, assistente administração, do campus Guanambi.

No último dia do encontro, o pró-reitor de Ensino, Maurício Pereira, falou também sobre o fortalecimento do Ensino Médio Integrado da Rede Federal e reforçou sobre a necessi20171020_091155dade de atualização dos dados do SIGA-A. “Hoje, nós vamos continuar oferecendo os cursos da forma como estamos oferecendo, com uma qualidade já reconhecida, acima do que pede a legislação vigente. Este é o posicionamento da Rede Federal”, afirmou. (Saiba mais: Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado resulta em proposta de agenda)

Outros pontos de pauta foram a demanda de docente para o Instituto, o plano e o relatório individual de trabalho e o calendário acadêmico. Para Jamile Rocha, diretora acadêmica do Campus Alagoinhas, “esse momentos auxiliam nessa discussão, na consolidação do Campus e na troca de experiências com outros diretores acadêmicos. A pauta trata de uma modalidade que o IF Baiano ainda está institucionalizando. Então, tem sido um momento proveitoso, pois, discutindo juntos, podemos apontar caminhos para que esta institucionalização seja feita da melhor forma possível”.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br