IF Baiano discute demanda por profissionalização em Valença com representantes comerciais e políticos
Atualizado em 17 de abril de 2023 às 12h56 | Publicado em 17 de abril de 2023 às 12h56

No dia 11 de abril, o reitor Aécio José Duarte e o diretor do Campus Valença, Geovane Lima Guimarães, estiveram em reunião com representantes políticos e comerciais de Valença na Casa do Comércio do município para discutir e pensar uma adequação da oferta de cursos do IF Baiano à necessidade local e regional. O reitor e o diretor do campus estavam acompanhados pelo assessor especial, Rodney Barbosa, e pelo procurador do IF Baiano, Osvaldo Almeida Neto.

Participaram do encontro o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Valença, Vidalto Oiticica; o presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Valença, Elton Cunha Negrão; o advogado Evaldo Farias, representante do deputado federal Raimundo Costa; Secretário de Desenvolvimento do município de Valença, Ademir Costa; além de representantes da CEPLAC, Cia Têxtil de Valença, Rotary Clube, Maçonaria, Lions, CDL, entre outros empresários do setor de serviços, comércio e indústria da região.

Os empresários apresentaram ao reitor a necessidade urgente de abertura de novos cursos que atendam às demandas da comunidade e que contribuam para o desenvolvimento do território. De acordo com a prefeitura, 70% dos empregos gerados no município são para área do comércio e serviços, os outros são provenientes do setor industrial e do setor agrário.

Por isso, discutiu-se a possibilidade de implementação de cursos FIC em informática, culinária, vendas; cursos técnicos nas áreas de agroindústria e gestão; e cursos superiores nas áreas de Administração, Produção, Logística e Gestão de Pessoas. O IF Baiano – Campus Valença vem consultando a comunidade e atendendo suas demandas por profissionalização.

Recentemente, foi ofertado o curso de Cooperativismo e Empreendimentos Solidários, sugerido pelo  núcleo de Agricultores do Programa Empreender da Associação Comercial e Empresarial de Valença – ACE.

Para o reitor, é preciso fazer um processo educacional integrado em todos os níveis e em todas as vertentes de atuação do desenvolvimento. “Os investimentos, as iniciativas todas passam pela consolidação do processo educacional na região, é através da transformação que a educação propicia que verdadeiramente nós vamos dar lastro a toda e qualquer iniciativa que for feita”, disse o reitor Aécio José Duarte para os presentes na reunião.

Na ocasião, os presentes reforçaram a importância da construção de pontes entre o Instituto e a cadeia produtiva e comercial da região para que os estudantes formados possam ser absorvidos pelo mercado.